Um garoto de três anos deu entrada no hospital Geral Soebandi em Jember, Java Oriental, Indonésia, com inchaço extremo após ficar três dias sem evacuar. Os médicos o diagnosticaram com constipação. Entretanto, as coisas complicaram quando o menino começou a vomitar vermes.
Os médicos descobriram que as dores e inchaços na verdade eram causados por dezenas de vermes bloqueando seu trato digestivo.
A criança havia se mudado recentemente de Bali para Jamber, onde passava a maior parte dos dias brincando descalço com os amigos no rio. No lugar, ele acompanhava os avós para ajudar a coletar lixo no aterro sanitário. Já em casa, a mãe dele o alimentava na mão, e ele bebia água não fervida direto da fonte local.
Exames de sangue mostraram que o menino estava anêmico, devido à deficiência de ferro — o que pode ser um sinal de alerta de uma infecção parasitária. Isso ocorre porque alguns vermes se alimentam do sangue presente nos intestinos, o que leva à perda crônica de sangue e à redução dos níveis de ferro.
O caso foi divulgado no Journal of Medical Case Reports. A equipe, quando o operou, descobriu três áreas diferentes do intestino da criança que estavam completamente bloqueadas por vermes.
Para removê-los, os cirurgiões fizeram um pequeno corte no intestino, a cerca de 50 centímetros de onde ele se junta ao intestino grosso, e o espremeram para fora. Eles então costuraram o intestino novamente e enviaram os vermes para um laboratório para testes.
Os vermes eram Ascaris lumbricoides, um tipo de parasita que pode crescer até 35 cm de comprimento e viver no intestino humano. Eles geralmente se espalham por meio de alimentos, água ou solo contaminados, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.
Esses vermes podem causar uma série de problemas de saúde, especialmente em crianças — incluindo dor de estômago, intestino bloqueado e dificuldade para absorver nutrientes, o que pode levar a problemas de crescimento e desenvolvimento.
Em casos mais graves, os vermes podem viajar para outras partes do corpo, causando problemas respiratórios ou infecções.
O menino recebeu fluidos, antibióticos e um vermífugo. Ele se recuperou bem e hoje está sem sinais da infecção parasitária.
Adcionar comentário