Notícias

Alertado sobre fraudes no INSS, ministro Carlos Lupi ignorou providências e, agora, gera constrangimento ao Governo Lula  

O Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, foi alertado sobre os descontos indevidos nos benefícios dos aposentados e pensionistas, ignorou a adoção de medidas contra as fraudes e, agora, gera constrangimentos ao Palácio do Planalto em uma área que acumula desgastes para o Governo Lula.
Foto: Divulgação

O Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, foi alertado sobre os descontos indevidos nos benefícios dos aposentados e pensionistas, ignorou a adoção de medidas contra as fraudes e, agora, gera constrangimentos ao Palácio do Planalto em uma área que acumula desgastes para o Governo Lula.

Uma reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, exibida, nesse sábado (26), revela mais uma bomba que cai no colo do Ministro da Previdência Social: a TV Globo teve acesso com exclusividade a atas de reuniões que mostram que Carlos Lupi fora alertado, no mês de junho de 2023, sobre o aumento de descontos não autorizados em aposentadorias, mas levou quase um ano para tomar as primeiras providências.

O silêncio do Ministério da Previdência Social fez com que mais descontos fossem feitos nos benefícios dos aposentados e pensionistas, chegando, em 2024, a R$ 2,8 bilhões. A postura de Carlos Lupi gerou irritação no Palácio do Planalto e os articuladores políticos do Governo esperam um gesto de Lupi para deixar o cargo. A situação de Lupi fica cada vez mais insustentável.

INVESTIGAÇÃO E ESCÂNDALO

Uma investigação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União (CGU) mostrou que, entre os anos de 2016 e 2024, entidades sindicais e associativas receberam R$ 6,3 bilhões por meio de descontos.

Uma amostra com base nas denúncias apuradas pela PF e CGU apontou que mais de 90% dos descontos foram feitos sem autorização dos aposentados e pensionistas. De acordo com a Controladoria Geral da União, entre abril e julho de 2024, foram ouvidos 1.273 aposentados ou pensionistas.

Os técnicos da CGU se assustaram com as respostas nos depoimentos dos beneficiários do INSS: “Apenas 52 informaram estar filiados a uma entidade, e 31 autorizaram o desconto, indicando a possibilidade de 98% dos descontos serem indevidos”, destaca a CGU no relatório encaminhado à Polícia Federal.

ALERTA GERAL SOBRE FRAUDES: 085.9.9273.4353

Os aposentados, pensionistas, beneficiários e segurados da Previdência Social tem uma linha direta para encaminhar dúvidas e receber orientação. O Jornal Alerta Geral, gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, recebe mensagens de ouvintes e internautas pelo Whatsapp 085.9.9273.4353.

Aos sábados, a partir das 7 horas da manhã, pelo rádio e pela Internet, as perguntas dos beneficiários e segurados do INSS são respondidas pelo professor e advogado Paulo Bacelar. O Jornal Alerta Geral dá orientação sobre deveres e direitos na área da Previdência Social e esclarece dúvidas sobre aposentadoria rural, aposentadoria urbana, salário-maternidade, auxílio-doença e BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Leia também:

Avatar

Carlos Alberto

Oi, eu sou o Carlos Alberto, radialista de Campos Sales-CE e apaixonado por futebol. Tenho qualidades, tenho defeitos (como todo mundo), mas no fim das contas, só quero viver, trabalhar, amar e o resto a gente inventa!

Adcionar comentário

Clique aqui para postar um comentário