A proposta é criar ambientes para validação de soluções inovadoras, testes de conceito (PoC), eventos colaborativos e conexões entre ecossistemas empreendedores dos dois estados.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) recebeu, na última semana, representantes do estado do Piauí para discutir possíveis colaborações estratégicas no campo das HealthTechs. O encontro foi realizado na sede da Secitece, em Fortaleza, e conduzido por Adeline Lobão, secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna.
Tecnologia a serviço da saúde
No centro das discussões estiveram iniciativas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias aplicadas à saúde, como telemedicina, equipamentos inteligentes, gestão de dados clínicos e metodologias de aceleração de startups. A proposta é criar ambientes para validação de soluções inovadoras, testes de conceito (PoC), eventos colaborativos e conexões entre ecossistemas empreendedores dos dois estados.
HealthTechs são empresas especializadas em usar a tecnologia para melhorar a qualidade, o acesso e a eficiência dos serviços de saúde, oferecendo alternativas que vão desde aplicativos de diagnóstico remoto a dispositivos médicos conectados.
Hub Corredores Digitais lidera articulação
A articulação entre Ceará e Piauí é parte das ações do Hub Corredores Digitais, programa da Secitece que promove a aproximação entre instituições de ensino, empreendedores e investidores, fortalecendo o ecossistema de inovação cearense.
“A expectativa agora é transformar as sinergias identificadas em ações concretas que aproximem ainda mais os ecossistemas de inovação do Ceará e do Piauí, promovendo soluções tecnológicas com impacto direto na qualidade de vida da população”, afirmou Adeline Lobão.
Iniciativas compartilhadas e cases de sucesso
Entre os participantes do encontro estavam Ricardo Gomes de Queiroz, chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde da Ebserh do Piauí, e Guilherme de Queiroz Lima, engenheiro do Instituto Senai de Tecnologia/FIEC do Piauí. A reunião contou também com a presença do coordenador do CriarCE, Thiago Barros, que apresentou experiências como a parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará, que originou o AlertAlergo, dispositivo voltado à detecção de alergias.
Para a coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Secitece, Sarah Monteiro, a aproximação entre os dois estados representa um salto importante para a inovação no Nordeste.
“Esse encontro abre novas oportunidades para startups que desenvolvem soluções capazes de salvar vidas. É o tipo de colaboração que amplia horizontes e fortalece o ecossistema como um todo”, ressaltou.
Piauí Saúde Digital já atendeu mais de 500 mil procedimentos
Desde 2023, o Governo do Piauí vem investindo no programa Piauí Saúde Digital, coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). A iniciativa tem como objetivo levar atendimento especializado a todos os 224 municípios piauienses, por meio da telemedicina.
O programa permite que o paciente seja atendido via aplicativo ou presencialmente em salas de telemedicina instaladas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Desde o lançamento, já foram realizados mais de 516 mil procedimentos, sendo 138 mil consultas com clínico geral, 55 mil com especialistas e mais de 377 mil telelaudos emitidos.
Adcionar comentário