Notícias

JAICÓS | Fé e tradição levam centenas de fiéis a Missa da Santa Cruz no Morro dos Três Irmãos

A manhã deste sábado, 3 de maio de 2025, foi marcada por um forte testemunho de fé e devoção na centenária cidade de Jaicós. Centenas de fiéis católicos se reuniram no Morro dos Três Irmãos, situado na zona rural do município, a cerca de 18 km da sede, para participar da tradicional “Missa da Santa Cruz”.

A manhã deste sábado, 3 de maio de 2025, foi marcada por um forte testemunho de fé e devoção na centenária cidade de Jaicós. Centenas de fiéis católicos se reuniram no Morro dos Três Irmãos, situado na zona rural do município, a cerca de 18 km da sede, para participar da tradicional “Missa da Santa Cruz”.

Representando um símbolo vivo da religiosidade do povo jaicoense  e realizada há mais de 100 anos, a celebração já se consolidou como uma das mais importantes expressões religiosas da região, atraindo peregrinos não apenas de Jaicós, mas também de municípios e estados vizinhos.

Este ano, a missa foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Plínio José da Luz e concelebrada pelo pároco local, Miguel Feitosa e o padre Francisco Pereira, o Pe. Chiquinho, da paróquia de Patos.

Para participar da missa, os católicos enfrentam a íngreme subida do morro, o sol quente, e muitos, em nome da fé, superam vários outros obstáculos para chegar ao local e elevar suas orações aos céus.

A celebração foi marcada por momentos de devoção, oração, louvores, preces.  Em demonstrações tocantes de fé, muitos católicos subiram o morro como forma de penitência, vestiram roupas brancas, acenderam velas e ofertaram ex-votos em agradecimento por graças alcançadas.

Em meio à multidão que tomava o morro, estava a adolescente Natiely Jesus, que com apenas 14 anos de idade, é exemplo de fé. Ela, que é do interior da cidade de Campo Grande do Piauí, subiu o morro descalça e assistiu toda a missa de joelhos. Ela agradecia e pedia pela vida do irmão.

Emocionada, Natiely pouco conseguiu falar, mas sua mãe, Francinete de Jesus, falou um pouco sobre a promessa e o orgulho pela filha. “É pela saúde do irmão dela. Ele sofreu um acidente há cerca de 3 anos, passou vários dias internado e agora tem uma perna mais curta que a outra. Mas agradecemos por Deus ter salvo a vida dele. E ver a fé da minha filha é motivo de muito orgulho e satisfação. Vim acompanhar ela hoje e agradecer. Apesar de tudo, nossa fé é maior” disse.

Luiza Gonçalves Feitosa, de 49 anos, há 4 anos sai do Cajueiro, interior de Itainópolis, para subir o morro e participar da celebração. Hoje, acompanhada das filhas e netos, vestida de branco e de pés descalços, ela agradecia por uma graça alcançada.

“Fiz uma promessa e graças a Deus fui valida e pela fé, vim pagar. Quase não subo, sentei umas três vezes no caminho, sou doente da coluna, estou com os pés inchados, mas a fé é tão grande que eu tinha que vir. Eu solicitei um benefício de doença, pedi a Deus para ele sair e ele atendeu, então vim pagar minha promessa. Mesmo cheia de dor vim, trouxe umas velas, acendi e estou aqui muito feliz e agradecida por estar pagando essa promessa a Deus, junto com minhas duas filhas e meus netinhos” contou.

Na celebração, o Bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio, destacou a importância da cruz. “Celebramos hoje aqui no meio de uma região muito bela, que faz parte da nossa Diocese, o Morro Três Irmãos. Estamos exatamente a 500 metros acima do mar, parece uma coisa determinada, para gente saber que quando estamos num lugar mais alto, evoca a proximidade com Deus. E quanto a cruz, ela tem um sentido muito especial nas nossas vidas. Jesus sofreu, foi humilhado, sofrimento direto para que a gente não esqueça que se hoje somos marcados por esse sinal, é porque Jesus Cristo teve a coragem de fazer a vontade do pai, de cumprir com a missão de morrer para nos dar a vida. E nessa celebração da venerada Santa Cruz, queria levar no meu coração a certeza de que esse foi um momento oportuno da gente lembrar de Deus”.

O pároco Miguel Feitosa, disse que o momento é emocionante e agradeceu a presença de todos. “Me emociono toda vez que celebro aqui nesse espaço e vejo essa multidão. Nós sabemos que não é fácil o acesso, não é fácil chegar aqui, mas o povo tem uma devoção para a oração. E como Dom Plínio falou, o povo de antigamente tinha esse intuito de subir aos montes na intenção de também subir em direção ao céu. Significava aqueles que iam pensar em cima dos montes para ficar mais perto do céu. E aqui nós estamos bem mais próximos do céu. Que as pessoas possam fazer suas orações aqui não só nesse dia, mas sempre. Eu quero agradecer de coração a todos que aqui estão, ao Bispo Dom Plínio e ao padre Chiquinho. E aguardamos todos vocês no próximo ano”, disse o padre, que ainda contou um pouco da história do morro e do início da devoção no local.

Também participaram da tradicional missa, autoridades do município, entre elas o prefeito Weslly Bispo, o vice-prefeito, Ednaldo da Farmácia, vereadores e secretários municipais. O ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual, Toninho de Caridade e o vereador de Caridade, Ivanido Xavier, também prestigiaram a festa religiosa.

A exemplo dos anos anteriores, a Prefeitura de Jaicós preparou o local para receber os fiéis e prestou apoio durante a celebração, na segurança, com a Guarda Municipal, na organização do trânsito e estacionamento dos veículos, e na saúde, com a disponibilização de ambulância e uma equipe para atendimentos.

Ao Cidades Na Net, o prefeito Weslly Bispo falou da importância da festa religiosa e destacou o apoio da gestão. “É um momento de muita alegria aqui no nosso município. Temos que manter essa tradição, são 107 anos dessa festa e participar e contribuir para proporcionar um momento como esse, de muita fé, de gratidão e agradecimento a Deus, onde reúne vários do nosso município e da macrorregião, é muito bom. A gente vem sempre melhorando toda a estrutura, com equipe de saúde, ambulância, distribuição de água, tudo isso para oferecer o melhor para o nosso povo, aos fiéis que frequentam o Morro dos Três Irmãos”.

O gestor ainda disse que a prefeitura fez todo o serviço visando facilitar o acesso ao morro, com recuperação da estrada, roço e outras melhorias.

Avatar

Carlos Alberto

Oi, eu sou o Carlos Alberto, radialista de Campos Sales-CE e apaixonado por futebol. Tenho qualidades, tenho defeitos (como todo mundo), mas no fim das contas, só quero viver, trabalhar, amar e o resto a gente inventa!

Adcionar comentário

Clique aqui para postar um comentário