Candidatos precisam encaminhar o pedido à Fundação Getulio Vargas (FGV), por meio do site de inscrição

Os candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU), realizado no último domingo (5), têm até esta quarta-feira (8) para apresentar recursos contra questões das provas objetivas ou os gabaritos oficiais, divulgados no início desta semana.
O edital do concurso traz todas as orientações sobre o procedimento, incluindo os prazos e o canal oficial para envio dos recursos. Conforme o edital, o candidato deve enviar o pedido de recurso diretamente para a Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do processo seletivo. Veja o passo a passo:
- A solicitação deve ser feita na mesma página em que o candidato fez a inscrição. Assim, é preciso fazer login em https://conhecimento.fgv.br/cpnu2 com os dados da conta gov.br e clicar na Área do Candidato.
- Na Área do Candidato, é necessário acessar o campo de Interposição de Recursos e enviar uma petição formal à FGV, narrando os fatos e solicitando providências.
- Os recursos devem ser apresentados individualmente, dentro do prazo estipulado, com argumentos claros, objetivos e bem fundamentados.
É proibido incluir qualquer informação que identifique o candidato no campo destinado às justificativas. Se a solicitação tiver qualquer dado que permita identificar o candidato, o recurso será automaticamente rejeitado, mesmo que o conteúdo seja válido.
Recursos com linguagem ofensiva, enviados fora do prazo ou em formato inadequado — como via fax, e-mail, correio ou entrega presencial — também não serão aceitos. Além disso, documentos anexados após o prazo não serão considerados.
Todos os pedidos enviados dentro do prazo serão analisados. As respostas aos recursos estarão disponíveis exclusivamente na Área do Candidato, no site oficial da seleção. Não haverá envio por telefone, e-mail ou mensagens diretas.
Depois da análise, a FGV poderá manter as respostas originais, modificá-las ou anular questões. Caso alguma questão seja anulada, a pontuação será concedida a todos os candidatos, inclusive aos que não enviaram recurso.
Se houver alteração na pontuação, o novo resultado será considerado para a classificação e terá validade oficial. O gabarito final e o resultado da prova objetiva serão divulgados após a análise dos recursos. As decisões serão definitivas, sem possibilidade de nova contestação.
Outros tipos de recurso
Além de questionar enunciados e gabaritos das provas objetivas, os candidatos também podem recorrer contra a nota da prova escrita, a avaliação de títulos ou o resultado do procedimento de verificação, no caso de vagas por cotas.
Nesses casos, os prazos são diferentes e dependem da data de divulgação dos respectivos resultados.
Veja o cronograma:
- Recursos contra questões das provas objetivas e/ou gabaritos preliminares: 7 e 8 de outubro de 2025;
- Pedidos de revisão das notas da prova discursiva: 7 e 8 de janeiro de 2026;
- Recursos contra o resultado preliminar da avaliação de títulos: de 5 a 6 de janeiro de 2026;
- Recursos contra os resultados preliminares da verificação da autodeclaração (pessoas negras, indígenas e quilombolas) e do procedimento de caracterização da deficiência: de 5 a 6 de janeiro de 2026.











Adcionar comentário