Notícias

Ceará recebe doses de fomepizol, raro antídoto do metanol

O Ceará recebeu as primeiras 64 unidades de fomepizol, medicamento usado como antídoto para casos de intoxicação por metanol. A substância é considerada rara e de elevado custo, e foi importada de uma empresa subsidiária japonesa.

Unidades inéditas podem ser usadas no tratamento de casos de intoxicação

Escrito por
Carol Melocarolina.melo@svm.com.br
14 de Outubro de 2025 – 09:49

Imagem mostra close-up em mão segurando ampola de fomepizol, medicamento usado como antídoto para casos de intoxicação por metanol. Unidade é uma das adquiridas pelo Ministério da Saúde para conter casos de envenenamento pela substância.
Legenda: Fármaco impede que o composto tóxico se metabolize em ácido fórmico, evitando acidose metabólica no corpo, que pode levar ao óbito
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil.

O Ceará recebeu as primeiras 64 unidades de fomepizol, medicamento usado como antídoto para casos de intoxicação por metanol. A substância é considerada rara e de elevado custo, e foi importada de uma empresa subsidiária japonesa.

O fármaco chegou ao território cearense na última quinta (9), mas a informação só foi divulgada pelo Ministério da Saúde nessa segunda-feira (13).

Anteriormente, o Ceará já recebeu doses de etanol farmacêutico, que também combate casos de envenenamento pelo composto químico tóxico.

 

Com alta eficácia e segurança, o fomepizol impede que o metanol se metabolize em ácido fórmico, evitando acidose metabólica no corpo, que pode levar ao óbito.

 

Cenário de intoxicação por metanol no Ceará

 

Estado não possui, no momento, casos confirmados ou suspeitos de intoxicação.

 

Em boletim divulgado no último sábado (11), a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) detalhou que todos os casos suspeitos, incluídos óbitos, foram descartados.

Cronologia dos casos no Ceará

4/10 Notificação do 1º caso suspeito (Quixeramobim).
5/10 Notificação do 2º caso (Caucaia) e do 3º caso (São Gonçalo do Amarante). Os dois primeiros são descartados.
6/10 Notificação do 4º e 5º caso (Quixeramobim e Aquiraz). Terceiro caso é descartado.
7/10 6º caso é notificado. Quarto caso é descartado e apenas dois seguem em investigação (Fortaleza e Aquiraz).
8/10 Descarte dos seis casos.
9/10 Dois novos casos suspeitos (Fortaleza e  Juazeiro do Norte), incluindo um óbito no Interior.
10/10 Caso de Fortaleza é descartado pela Pefoce. Óbito em Juazeiro segue em investigação.
11/10 Todos os oito casos suspeitos notificados até o momento foram descartados. Não há notificação de novos casos.

 

Veja também

 

Antídoto foi enviado para todo o País

Além do Ceará, todos os outros estados do Brasil, além do Distrito Federal, também receberam unidades de fomepizol. A Pasta ainda manteve mil ampolas do medicamento em estoque estratégico.

 

Segundo o MS, as unidades federativas poderão solicitar o envio de novas remessas, conforme a necessidade apresentada e os registros de casos.

 

quantidade de ampolas enviadas para cada estado considera o tamanho da população, conforme os dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A aquisição da substância é inédita no Brasil e ocorreu cerca de oito dias após o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acionar o Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Casos e mortes no País

Até essa segunda-feira, o Brasil registra 213 notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas. Dessas, 32 casos foram confirmados e 181 permanecem em investigação.

Em relação aos óbitos, São Paulo é o único estado que registra mortes até o momento, com 5 ocorrências. Outros 9 casos seguem em investigação.

Avatar

Carlos Alberto

Oi, eu sou o Carlos Alberto, radialista de Campos Sales-CE e apaixonado por futebol. Tenho qualidades, tenho defeitos (como todo mundo), mas no fim das contas, só quero viver, trabalhar, amar e o resto a gente inventa!

Adcionar comentário

Clique aqui para postar um comentário