Aneurisma cerebrais podem aparecer devido a disposição genética e ausência de hábitos saudáveis

O aneurisma cerebral é uma das condições mais perigosas da medicina moderna pois pode se manifestar de forma silenciosa por anos sem nenhum alerta. Até que uma dia se rompa e gere uma hemorragia cerebral com grandes riscos de morte.
No entanto, uma prática comum pode influenciar no aparecimento de aneurismas: o tabagismo. O ato de fumar combinado com à pressão alta sem controle são fatores determinantes para que pessoas do mundo todo sejam acometidos por essa condição. Isso é o que apontam estudos científicos recentes.
O QUE É ANEURISMA?
O aneurisma cerebral ocorre quando uma artéria, conduz oxigênio e nutrientes essenciais, enfraquece e passa a ter uma dilatação anormal. A partir daí, esse alargamento, que lembra uma pequena bolha, é chamado de aneurisma.
O perigo mora caso esse “alargamento” venha se romper liberando sangue dentro do crânio, onde não há espaço para expansão. O resultado pode ser devastador: sequelas graves imediatas ou até morte súbita.
FATORES DE RISCOS
Existem elementos que aumentam a probabilidade do problema, mesmo sem escolhas pessoais associadas.
Como histórico familiar, alterações genéticas que enfraquecem vasos e avanço da idade. Mulheres também tendem a ter uma maior predisposição devido à influência hormonal.
Mesmo com hábitos saudáveis, alguns indivíduos podem desenvolver um aneurisma. No entanto, evitar o tabagismo reduz os riscos de ser acometido por essa doença.











Adcionar comentário