A cor da iluminação pode influenciar humor, produtividade e qualidade do descanso

Pesquisas apontam que a escolha entre luz branca ou amarela pode impactar na saúde e no bem-estar.
Um estudo citado pelo BenQ Knowledge aponta que a iluminação é determinante para definir a funcionalidade de um espaço, seja ele de trabalho ou de descanso. Isso porque a cor da luz influencia o humor, a produtividade e a sensação de conforto.
QUAL A LUZ IDEAL?
No entanto, a escolha pela luz ideal deve ser feita conforme a necessidade de cada pessoa, já que ambas desempenham funções diferentes. A luz branca, por exemplo, está associada ao estado de alerta e foco, podendo aumentar a produtividade em até 15% em ambientes profissionais.
Segundo designers da Interior Designy, ela se aproxima mais da luz natural, deixando os espaços com aparência mais limpa e energizante.
BENEFÍCIOS DE CADA UMA
Já a luz amarela cria um ambiente acolhedor e relaxante, sendo ideal para salas de estar e quartos. Por emitir tons mais quentes, ajuda o corpo a desacelerar, favorecendo o descanso.
Apesar de ser uma escolha individual, usar luz branca em espaços destinados ao relaxamento pode causar prejuízos à saúde.
Especialistas alertam que a exposição prolongada à luz branca pode provocar fadiga ocular, ofuscamento e dores de cabeça.











Adcionar comentário