Medicamento foi criado inicialmente para auxiliar no tratamento da diabetes tipo 2 e se popularizou nas redes sociais entre os que querem perder peso

O Ozempic cada vez mais tem sido aclamado como uma “droga milagrosa” por celebridades importantes, usuários que incluem o magnata da tecnologia Elon Musk. O medicamento foi desenvolvido para tratar casos de diabetes tipo 2, mas de forma recorrente é utilizado na perda de peso.
Então, por que o remédio é atualmente uma tendência? E é realmente a solução incrível que todo mundo pensa que é?
PERDA DE PESO
O Ozempic, fabricado pela empresa farmacêutica Novo Nordisk, é indicado como uma injeção autoadministrada uma vez por semana para controlar os níveis de glicose no sangue. Um dos efeitos colaterais para pessoas com diabetes tipo 2 que usam Ozempic é a perda de peso durante o uso do medicamento.
O medicamento reduz o apetite para que você coma menos. Também retarda o movimento dos alimentos no intestino, o que significa que você fica saciado por mais tempo. Por isso, é constantemente utilizado por aqueles que desejam perder peso de forma rápida.
Remédio com prescrição
O Ozempic é um remédio que precisa de prescrição médica. Geralmente só pode ser comprado em uma farmácia. Mas há uma tendência crescente de as pessoas obterem Ozempic por meio de receita “off-label” especificamente para perda de peso. Embora legal, a prescrição off-label é feita a critério do médico
EFEITOS COLATERAIS
Especialistas apontam que os efeitos colaterais do medicamento são variados e incluem:
- Náuseas, diarreia, vômitos, prisão de ventre, dores de estômago e dores de cabeça;
- Alguns usuários alegaram que perderam o prazer de comer. Na verdade, um efeito colateral menos comum do Ozempic é a alteração do sabor;
- O Diabetes UK alerta que o remédio pode induzir pancreatite aguda em casos raros.
- A fabricante do medicamento Novo Nordisk aponta que o Ozempic pode causar redução da função renal.
E REALMENTE FUNCIONA?
De acordo com o Instituto Nacional de Saúde e Cuidados (NICE) do Reino Unido, o Ozempic pode ajudar as pessoas a reduzir o peso em mais de 10%.
No entanto, essa perda de peso só pode ser alcançada se os usuários combinarem o remédio com outras mudanças no estilo de vida, por exemplo, uma dieta hipocalórica e aumento da atividade física.
QUEM NÃO PODE UTILIZAR O MEDICAMENTO
Quem já teve câncer de tireoide no passado não deve utilizar Ozempic, observa o Medical News Today.
Da mesma forma, pacientes que têm uma forma rara de câncer chamada síndrome de neoplasia endócrina múltipla tipo 2 não devem tomar a medicação de maneira alguma.











Adcionar comentário