Notícias

Sisu 2026: quais são os próximos passos após divulgação dos resultados

Candidatos aprovados devem fazer matrícula nas instituições; quem não passou pode tentar lista de espera, Prouni ou Fies até 2 de fevereiro

Candidatos aprovados devem fazer matrícula nas instituições; quem não passou pode tentar lista de espera, Prouni ou Fies até 2 de fevereiro

Sisu: acesso é feito com o login da plataforma Gov.br | Divulgação/MEC
Sisu: acesso é feito com o login da plataforma Gov.br | Divulgação/MEC

resultado individual da chamada regular do Sisu 2026 já pode ser consultado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC). Para quem foi aprovado, o próximo passo é realizar a matrícula na instituição escolhida. Já quem não conseguiu vaga nesta rodada ainda tem outras oportunidades.

MATRÍCULA DOS APROVADOS EXIGE ATENÇÃO AOS PRAZOS

Os candidatos selecionados dentro das vagas disponíveis devem realizar a matrícula no período indicado no edital de cada instituição. É fundamental ficar atento aos prazos específicos de cada universidade, pois o descumprimento pode resultar na perda da vaga.

O sistema do Sisu mostra a melhor classificação do candidato entre as modalidades de concorrência, ajudando na tomada de decisão sobre os próximos passos.

LISTA DE ESPERA DO SISU

Quem não foi aprovado na chamada regular pode participar da lista de espera. O prazo para manifestar interesse vai até 2 de fevereiro, pelo Portal Acesso Único.

A convocação:

  • Segue a ordem de classificação da chamada regular

  • Inclui apenas quem confirmou interesse na lista de espera

  • É feita diretamente pelas instituições de ensino

O candidato pode participar da lista de espera de apenas uma opção de curso e deve acompanhar os canais oficiais da universidade.

OUTRAS OPORTUNIDADES: PROUNI E FIES

Quem não garantiu vaga pelo Sisu ainda pode recorrer a outros programas:

🏫 PROUNI

Programa Universidade para Todos está com inscrições abertas até esta quinta-feira (29).

Oferece:

  • Bolsas integrais (100%)

  • Bolsas parciais (50%)

São mais de 594 mil bolsas para ingresso ainda no primeiro semestre.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil permite financiar cursos em instituições privadas. Com o Fies Social, é possível financiar até 100% do valor do curso. As inscrições começam em 3 de fevereiro. O estudante pode usar bolsa parcial do Prouni e Fies ao mesmo tempo.

CERTIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO PELO ENEM

A partir de 30 de janeiro, o Inep disponibilizará na Página do Participante a declaração de conclusão do ensino médio para quem atingiu os critérios pelo Enem. O documento permitirá a pré-matrícula em vagas do:

  • Sisu

  • Prouni

  • Fies

Desde que o estudante cumpra os requisitos e prazos das instituições de ensino superior.

Próximos passos do Sisu

  1. Onde: pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
  2. Matrículas: aprovados devem consultar a universidade requisitada para efetuar a matrícula; cada instituição tem um prazo diferente
  3. Manifestar interesse na lista de espera: até 2 de fevereiro, pelo Portal Acesso Único
Avatar

Carlos Alberto

Oi, eu sou o Carlos Alberto, radialista de Campos Sales-CE e apaixonado por futebol. Tenho qualidades, tenho defeitos (como todo mundo), mas no fim das contas, só quero viver, trabalhar, amar e o resto a gente inventa!

Adcionar comentário

Clique aqui para postar um comentário