Notícias

Canetas emagrecedoras falsas: saiba como identificar e evitar riscos à saúde

Descubra como identificar uma caneta Ozempic falsa e proteja sua saúde. Aprenda a reconhecer os sinais de falsificação e evite riscos graves, como a hipoglicemia.

Descubra como identificar uma caneta Ozempic falsa e proteja sua saúde. Aprenda a reconhecer os sinais de falsificação e evite riscos graves, como a hipoglicemia.

Caneta emagrecedora | Reprodução
Caneta emagrecedora | Foto: Reprodução
 

 

A popularização do Ozempic no tratamento do diabetes e na perda de peso favoreceu o surgimento de versões falsificadas do medicamento, representando um sério risco à saúde. Por isso, a endocrinologista Dra. Tassiane Alvarenga explica como identificar uma caneta emagrecedora falsa.

Cor e seletor de dose
A caneta original do Ozempic possui coloração azul-clara e a dose é indicada por pequenos traços. Já as falsificadas costumam ser azul-escuro e apresentam números no seletor, como 0, 2, 4, 6 e 8.

 

Canais de venda
A comercialização do Ozempic fora de farmácias ou em sites e canais não autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é um forte indício de falsificação. O medicamento deve ser adquirido exclusivamente em estabelecimentos licenciados.

Embalagem e idioma

Embalagens com rasuras, em língua estrangeira ou com adesivos incomuns são sinais frequentes de fraude. O Ozempic original não é comercializado com rótulos em outros idiomas nem com refis. As canetas são pré-preenchidas e prontas para uso.

Outros riscos dos produtos falsificados

A Novo Nordisk mantém um canal aberto para denúncias e atua em parceria com a Anvisa no monitoramento dos casos relatados. Segundo a médica, canetas adulteradas com insulina podem provocar hipoglicemia grave, com sintomas como sudorese intensa, visão turva, queda de pressão, arritmias, além de risco de convulsões e até morte em situações extremas.

Avatar

Carlos Alberto

Oi, eu sou o Carlos Alberto, radialista de Campos Sales-CE e apaixonado por futebol. Tenho qualidades, tenho defeitos (como todo mundo), mas no fim das contas, só quero viver, trabalhar, amar e o resto a gente inventa!

Adcionar comentário

Clique aqui para postar um comentário