Notícias

Sensor detecta biomarcadores de câncer com exame de sangue

Um novo sensor ultra sensível desenvolvido por pesquisadores chineses é capaz de detectar biomarcadores de câncer no sangue. O dispositivo, baseado em luz, consegue identificar proteínas, DNA ou outras moléculas indicadoras de risco de câncer em concentrações extremamente baixas e abre caminhos para possibilitar a detecção da doença, futuramente, com um simples exame de sangue. 

Um novo sensor ultra sensível desenvolvido por pesquisadores chineses é capaz de detectar biomarcadores de câncer no sangue. O dispositivo, baseado em luz, consegue identificar proteínas, DNA ou outras moléculas indicadoras de risco de câncer em concentrações extremamente baixas e abre caminhos para possibilitar a detecção da doença, futuramente, com um simples exame de sangue.  O pesquisador e líder da pesquisa, Han Zhang, da Universidade de Shenzhen, na China, explica que a abordagem pode “simplificar os tratamentos de doenças, melhorar as taxas de sobrevivência e reduzir os custos gerais de saúde”. Resultados publicados pelo grupo na revista Optica mostram que o sensor obteve sucesso em detectar biomarcadores de um câncer de pulmão em concentração sub-attomolar, medida de sensibilidade extremamente baixa.

Além dos indicadores de câncer, a tecnologia foi desenvolvida para ser programável, o que possibilita o uso para detecção de vírus, bactérias ou toxinas ambientais. Outros biomarcadores também podem ser identificados, como os associados ao Alzheimer.

Avatar

Carlos Alberto

Oi, eu sou o Carlos Alberto, radialista de Campos Sales-CE e apaixonado por futebol. Tenho qualidades, tenho defeitos (como todo mundo), mas no fim das contas, só quero viver, trabalhar, amar e o resto a gente inventa!

Adcionar comentário

Clique aqui para postar um comentário