Publicado em 18/02/2026

As fortes chuvas registradas nas últimas horas desta quarta-feira (18) elevaram o nível das barragens no município de Fronteiras.
O aumento no volume de água trouxe alívio para os reservatórios da região, mas também causou transtornos, com pontos de alagamento em áreas urbanas e moradores em alerta. As ocorrências foram registradas na barragem do bairro Cachoeirinha, na “passaginha” do Rio Socorro e na barragem do poço, onde o volume de água subiu de forma significativa após as precipitações do começo da tarde.
O cenário ocorreu em meio aos alertas meteorológicos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que colocou todo o estado do Piauí sob aviso de chuvas intensas até a sexta-feira (20).
O alerta amarelo, que indica perigo potencial, abrange todos os municípios piauienses, com previsão de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros por dia, além de ventos com velocidade de até 60 km/h. Já o alerta laranja, classificado como de perigo, atinge 189 municípios das regiões Norte, Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste do estado. Nessas áreas, o volume pode variar entre 30 e 60 milímetros por hora ou alcançar de 50 a 100 milímetros por dia, com rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. Entre as cidades sob alerta mais severo estão Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri, Campo Maior, Floriano, Bom Jesus e São Raimundo Nonato.
Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A orientação é que em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
A Defesa Civil recomenda atenção redobrada, especialmente em áreas próximas a barragens e passagens molhadas. A previsão indica continuidade das chuvas nos próximos dias.











Adcionar comentário