Notícias

Coreia do Norte: Kim Jong-un apresenta novo lançador nuclear e sugere que arma impede até ‘proteção de Deus’

Em cerimônia, líder norte-coreano disse que sistema é único no mundo e apto para missão estratégica. Declarações foram divulgadas pela imprensa estatal nesta quarta-feira (18).

Por France Presse

 

  • O líder norte-coreano descreveu o novo sistema como “único no mundo”, apto para “missão estratégica” com ogivas nucleares.

  • Kim Jong-un declarou que, se usada, “nenhuma força poderá esperar a proteção de Deus”, classificando-a como “arma maravilhosa”.

  • Pyongyang intensificou os testes de mísseis nos últimos anos, e um drone sul-coreano foi abatido no mês passado.

  • Analistas veem a campanha armamentista como forma de desafiar EUA e Coreia do Sul, e testar armas para possível exportação à Rússia.

Coreia do Norte quer expandir produção de mísseis

Coreia do Norte quer expandir produção de mísseis

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, acompanhou a apresentação oficial de um lançador múltiplo de foguetes capaz de disparar ogivas nucleares em direção ao Sul, informou a imprensa estatal nesta quarta-feira (18).

 

Em cerimônia, Kim fez um discurso em que apresentou o novo sistema o descrevendo como único no mundo. O líder também disse que o sistema serve como “dissuasão” contra inimigos, sem citar quem seriam os adversários.

Segundo a agência estatal KCNA, ele afirmou que o armamento é “apropriado para um ataque especial, isto é, para cumprir uma missão estratégica”, expressão usada com frequência para se referir ao uso nuclear.

“Quando esta arma for realmente utilizada, nenhuma força poderá esperar a proteção de Deus”, declarou, de acordo com a KCNA. “É realmente uma arma maravilhosa.”

 

Pyongyang ampliou os testes de mísseis nos últimos anos. No mês passado, durante visita de Kim a uma fábrica de foguetes, autoridades e analistas sul-coreanos disseram que os equipamentos poderiam ser usados contra a Coreia do Sul, principal adversária do Norte.

Também no mês passado, a Coreia do Norte afirmou ter abatido um drone de vigilância sul-coreano. O episódio ameaçou prejudicar os esforços do presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, para estreitar laços com o país vizinho.

Nesta quinta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano, disse que “valorizava enormemente” a promessa do Sul de impedir novas incursões desse tipo.

Analistas avaliam que a campanha armamentista busca ampliar a capacidade de ataque de precisão, desafiar Estados Unidos e Coreia do Sul e testar armas antes de uma possível exportação para a Rússia.

Avatar

Carlos Alberto

Oi, eu sou o Carlos Alberto, radialista de Campos Sales-CE e apaixonado por futebol. Tenho qualidades, tenho defeitos (como todo mundo), mas no fim das contas, só quero viver, trabalhar, amar e o resto a gente inventa!

Adcionar comentário

Clique aqui para postar um comentário