Sinal foi emitido na tarde desta quinta-feira (8), o que significa que pontífice foi escolhido na quinta votação geral dos cardeais.

O cardeal dos Estados Unidos Robert Francis Prevosti é o novo papa. O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8) o nome de Prevost, de 69 anos e natural de Chicago, como novo papa, após a tradicional fumaça branca sair da Capela Sistina, sinalizando que os 133 cardeais reunidos no conclave chegaram a um consenso.
Ele assume a liderança da Igreja Católica em meio à perda gradual de fiéis, com o desafio de lidar com a popularidade do papa Francisco e definir se seguirá sua linha reformista.
Prevost foi apresentado ao público em latim pelo cardeal Dominique Mamberti e apareceu em seguida na sacada da Basílica de São Pedro.
O tradicional anúncio de “habemus papam” ocorreu pouco mais após a fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina— nos dois últimos conclaves, em 2005 e 2013, os anúncios demoraram entre 1h e 2h após o sinal.
QUEM É O NOVO PAPA
Prevost, de 69 anos, nascido em Chicago, é o primeiro papa norte-americano e o primeiro de um país de maioria protestante. Apesar da origem, construiu sua carreira religiosa principalmente na América Latina, especialmente no Peru.
Antes de ser eleito, ocupava dois cargos importantes no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.
Adcionar comentário