A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que as infecções transmitidas por mosquitos causem cerca de 700 mil mortes por ano

Ao pensar no animal mais perigoso para os humanos, muitos lembram de leões, cobras ou escorpiões. No entanto, o mosquito, presente no dia a dia e que muitas vezes nos ataca sem perceber, é considerado o animal mais letal do mundo.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, esses pequenos insetos são responsáveis por mais mortes humanas do que qualquer outro animal. O motivo é que os mosquitos transmitem diversas doenças graves.

Mosquito da dengue | Foto: MS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que as infecções transmitidas por mosquitos causem cerca de 700 mil mortes por ano. Para efeito de comparação, ataques de crocodilos resultam em aproximadamente mil mortes anuais, enquanto ataques de tubarões provocam cerca de 10 óbitos ao ano, segundo registros internacionais.
Principais doenças transmitidas por mosquitos
A malária é a doença mais letal transmitida por esses insetos. Ela é causada por parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos pelos mosquitos Anopheles, e provoca cerca de 219 milhões de casos e mais de 400 mil mortes anualmente, de acordo com a OMS.
A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, é a infecção viral mais comum no mundo. Mais de 3,9 bilhões de pessoas em 129 países estão em risco, com cerca de 96 milhões de casos sintomáticos e 40 mil mortes todos os anos.
Além da malária e da dengue, os mosquitos também transmitem outras doenças sérias, como chikungunya, febre amarela, zika, elefantíase e febre do Nilo Ocidental.
Esses números mostram que, apesar de pequenos, os mosquitos representam uma ameaça significativa à saúde global, reforçando a importância de medidas de prevenção, como o uso de repelentes, telas de proteção e eliminação de criadouros.











Adcionar comentário