Notícias

Filiação de Ciro Gomes a novo partido deve ocorrer na próxima semana

O presidente estadual do União Brasil, Capitão Wagner, anunciou uma filiação de “grande repercussão” no grupo da oposição do Ceará para a próxima semana. O ex-deputado federal não revelou nome nem qual partido receberá o novo filiado, mas disse que essa será uma filiação “muito importante” para a oposição. 

Presidente estadual do União Brasil, Capitão Wagner projetou uma filiação no grupo da oposição de “grande repercussão” para próxima quarta-feira (22)

O presidente estadual do União Brasil, Capitão Wagner, anunciou uma filiação de “grande repercussão” no grupo da oposição do Ceará para a próxima semana. O ex-deputado federal não revelou nome nem qual partido receberá o novo filiado, mas disse que essa será uma filiação “muito importante” para a oposição.

– Publicidade –

Apesar do mistério, as expectativas se voltam para o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que é cotado para disputar o Governo do Estado pelo bloco da oposição, em uma chapa que vem sendo articulada por figuras do União Brasil, PL e PSDB.

“Na próxima semana vamos ter uma filiação que vai repercutir não só aqui no cenário de Assembleia, mas em todo o Estado do Ceará, e será em um dos partidos da oposição, PSDB, União Brasil, Progressista, PL”, disse Wagner nessa quinta-feira (16), durante visita à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), projetando para próxima quarta-feira (22) o ato de filiação.

Pouco antes da fala do presidente do União, o deputado estadual Felipe Mota (União) afirmou, da tribuna da Alece, que Ciro irá se filiar a um novo partido na próxima semana. “Estamos esperando que ele se filie ao PSDB ou à União Progressista. Isso fará parte de uma unificação que nós iremos trabalhar para, a partir de 1º de janeiro de 2027, estarmos no Palácio da Abolição”, disse Mota.

De saída do PDT, Ciro já confirmou ter recebido convites para ir para a federação União Progressista, formada por União Brasil e Partido Progressistas, tanto para retornar ao PSDB. Apesar de o próprio Ciro não ter confirmado até agora seu novo destino, o presidente estadual do PSDB, Ozires Pontes, já afirmou que o ex-ministro e ex-governador do Ceará tem como certa a filiação ao PSDB. Porém, Ciro também se aproximou da nova federação, indo ao evento de lançamento da legenda, em agosto, e se encontrando com suas lideranças nacionais.

ROBERTO CLÁUDIO NO UNIÃO BRASIL

Capitão Wagner também falou sobre a filiação do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, já anunciada para o União Brasil. Conforme o dirigente do partido, RC deve, enfim, oficializar a filiação na última semana de outubro, em um evento em Brasília. A data ainda estaria sendo acertada, mas possivelmente será no dia 29 de outubro.

“A filiação do Roberto deve acontecer em Brasília. A gente visualizou Brasília porque lá as lideranças nacionais vão estar presentes, assim como quando o André assumiu o PL lá em um evento em Brasília, a gente pode fazer também a filiação do Roberto em Brasília”, disse Wagner, lembrando a posse do deputado federal André Fernandes (PL) como presidente estadual do PL.

“Vamos fazer uma grande festa lá em Brasília, assim como vamos fazer uma grande festa na próxima semana aqui no Ceará”, completou Wagner.

RC anunciou ainda em junho a filiação ao União Brasil. O ato político para oficializar o ingresso do novo filiado ocorreria dias depois, mas foi diversas vezes adiado. A última expectativa era que a filiação ocorresse na primeira quinzena de setembro.

A justificativa apresentada por Wagner e outros nomes do partido foi de dificuldade em conciliar as agendas das lideranças que querem estar presentes no evento, incluindo nomes como os presidentes nacionais do União, Antônio Rueda, e do PP, Ciro Nogueira, o governador de Goiás e presidenciável, Ronaldo Caiado (União), além de Ciro Gomes e lideranças cearenses, entre outros.

FORMAÇÃO DE CHAPAS DE DEPUTADO

Além das duas novas filiações, Wagner falou que o União Brasil do Ceará se reúne nesta sexta-feira (17), na sede do partido em Fortaleza, para discutir a formação de chapas de deputado estadual e federal para as eleições de 2026.

O encontro convocado pelo presidente do partido ocorre em meio à divisão interna no União, que tem governistas e oposicionistas, e à formação da federação com o PP.

Avatar

Carlos Alberto

Oi, eu sou o Carlos Alberto, radialista de Campos Sales-CE e apaixonado por futebol. Tenho qualidades, tenho defeitos (como todo mundo), mas no fim das contas, só quero viver, trabalhar, amar e o resto a gente inventa!

Adcionar comentário

Clique aqui para postar um comentário