Notícias

Novo golpe mira aposentados com falsas ligações sobre prova de vida do INSS

 Um novo golpe está em circulação e tem como alvo principal aposentados e pensionistas. Criminosos estão se passando por atendentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para aplicar fraudes durante supostas ligações sobre a prova de vida.

Um novo golpe está em circulação e tem como alvo principal aposentados e pensionistas. Criminosos estão se passando por atendentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para aplicar fraudes durante supostas ligações sobre a prova de vida.

A ação dos golpistas começou logo após o INSS anunciar a convocação de quatro milhões de segurados para atualizarem seus dados. De acordo com o órgão, já há diversos relatos de tentativas de golpe em todo o país.

Os criminosos ligam para as vítimas fingindo ser da Central 135 e pedem que elas digitem “1” ou “2” durante a ligação, sob o argumento de que estariam “confirmando dados” ou “mantendo o benefício ativo”. O INSS reforça que não realiza ligações, não envia mensagens, nem solicita dados pessoais, senhas ou transferências de dinheiro.

Atualmente, a prova de vida é feita automaticamente, com base em cruzamentos de informações de diferentes órgãos do governo — como vacinação pelo SUS, emissão de documentos, declaração de Imposto de Renda e participação em eleições. O segurado só precisa agir se for notificado oficialmente, por meio do extrato bancário.

Mais de 30 milhões de beneficiários, cerca de 80% do total, já tiveram a comprovação validada de forma automática.

O que o segurado deve fazer

• Verifique o extrato bancário: se houver notificação, siga as instruções indicadas.
• Pelo Meu INSS: acesse o site ou aplicativo, entre com a conta Gov.br e siga as orientações; se necessário, faça o reconhecimento facial.
• No banco: alguns bancos permitem fazer a prova de vida pelo aplicativo, site ou em caixas eletrônicos com biometria. Também é possível realizá-la presencialmente, com documento de identidade com foto.

Como se proteger do golpe

• Desconfie de qualquer ligação, mensagem ou e-mail pedindo confirmação de dados ou ameaçando suspender o benefício.
• Nunca forneça informações pessoais por telefone, SMS ou WhatsApp.
• Em caso de dúvida, desligue e entre em contato diretamente com a Central 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h) ou acesse o aplicativo Meu INSS.

O INSS alerta: a prova de vida não é feita por telefone nem por mensagem. Golpistas estão se aproveitando da desinformação para enganar os segurados e roubar dados.

Informação, atenção e desconfiança são as melhores defesas contra esse novo golpe.

Avatar

Carlos Alberto

Oi, eu sou o Carlos Alberto, radialista de Campos Sales-CE e apaixonado por futebol. Tenho qualidades, tenho defeitos (como todo mundo), mas no fim das contas, só quero viver, trabalhar, amar e o resto a gente inventa!

Adcionar comentário

Clique aqui para postar um comentário