Partida é atrasada da 16ª rodada da Série A e é crucial para o Leão do Pici enxerga a saída do Z4 como uma realidade

Apesar da Data FIFA, Atlético/MG e Fortaleza se enfrentam nesta quarta-feira (12), em Belo Horizonte–MG, na Arena MRV, a partir das 20h30, em partida atrasada da 16ª rodada do Brasileirão. A data inicial do duelo era no dia 24 de julho, mas o Galo disputava, na época, os play-offs da Copa Sul-Americana, competição que atualmente é finalista.
O Alvinegro Mineiro, dos últimos cinco jogos disputados, está há quatro jogos sem perder, sendo três vitórias e um empate. O último jogo foi uma vitória por 4 a 2 contra o Sport, fora de casa. A equipe quer diminuir a distância de dez pontos do Bahia, a última equipe da zona de classificação direta para a Libertadores em 2026. Atualmente, o Galo é o nono colocado, com 43 pontos.
Na Série A, o Atlético/MG foi quem mais marcou gols de falta, três do atacante Hulk, que já tem mais de 500 jogos com a camisa da equipe mineira. O Mineiro é o sétimo melhor mandante da competição.

Já o Tricolor de Aço segue na luta para escapar do rebaixamento. O Leão também está há quatro jogos sem derrotas, sendo uma vitória e três empates consecutivos, que tiveram sabor de empate. Em casa, o Fortaleza empatou por 2 a 2 contra o Grêmio na última rodada. Atualmente, com 30 pontos e na 19ª colocação, o Laion está a cinco pontos do Vitória, primeira equipe fora da zona de rebaixamento.
O Leão do Pici tem apenas sete vitórias no Brasileirão, de 32 jogos até aqui, tendo vencido só uma vez como visitante, no dia 5 de outubro, contra o Juventude, por 2 a 1. Até o momento, o aproveitamento tricolor é de 31% na Série A em 2025.

ONDE ASSISTIR
O Diário do Nordeste e a Verdinha FM farão a cobertura em tempo real. A partida será transmitida pelo Premiere (pay-per-view).
PALPITES
QUAL O SEU PALPITE PARA O DUELO?
Partida é válida pela 16ª rodada do Brasileirão
RETROSPECTO
Fortaleza e Atlético/MG já se enfrentaram em 22 oportunidades, com 10 vitórias atleticanas, sete tentos tricolores e cinco empates.
Com o Galo de mandante, são 12 jogos, com o Mineiro levando a melhor em seis oportunidades, quatro vitórias do Leão do Pici e dois empates.
As equipes ainda não se enfrentaram em 2025. No ano passado, os dois duelos pela Série A terminaram em 1 a 1.
COMO CHEGA O ATLÉTICO/MG?
Jorge Sampaoli, técnico do Galo, tem sete desfalques para o jogo. Destes, são três atletas por convocados na Data FIFA por suas respectivas seleções: os zagueiros Ivan Román, (Seleção do Chile) e Junior Alonso (Seleção Paraguaia); além de Alan Franco (Seleção Equatoriana).
Somados a esses nomes, há quatro lesionados na equipe: o zagueiro Lyanco (ruptura do tendão de Aquiles esquerdo) e os atacantes Tomás Cuello (cirurgia no tornozelo esquerdo), Júnior Santos (ruptura do tendão do adutor esquerdo) e Caio Maia (cirurgia no joelho direito).
Em contrapartida, Sampaoli terá os retornos do zagueiro Ruan Tressoldi e o meia-atacante Bernard. Os dois estavam suspensos no duelo contra o Sport. Após cumprimento da punição, ficam à disposição para o jogo contra o Fortaleza.
COMO CHEGA O FORTALEZA?
O técnico do Fortaleza, Martín Palermo, relacionou 24 atletas para o duelo. O Leão do Pici viajou na tarde da terça-feira (11), com oito desfalques. Das ausências, destaque para Kuscevic, zagueiro, convocado pela Seleção do Chile.
Junto dele, na lista dos atletas que não viajaram, estão o zagueiro Brítez, o meio-campista Matheus Pereira e o atacante Adam Bareiro. Os três foram punidos por cartões, sendo Brítez e Bareiro após receberem o terceiro cartão amarelo e Matheus por tomar vermelho direto, todos contra o Grêmio.
Ainda há os quatro atletas que seguem no departamento médico: o goleiro João Ricardo (recuperação após cirurgia no ombro direito), o zagueiro Benevenuto (edema no músculo posterior da coxa direita), o volante Rodrigo (estiramento ligamentar no joelho esquerdo) e o atacante Marinho (entorse no tornozelo esquerdo).
POSSÍVEIS ESCALAÇÕES
Atlético/MG: Everson; Saravia, Ruan Tressoldi, Vitor Hugo e Guilherme Arana; Fausto Vera, Igor Gomes, Gustavo Scarpa e Bernard; Dudu e Hulk. Técnico: Jorge Sampaoli
Fortaleza: Brenno; Mancuso, Kuscevic, Gastón Ávila e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Pierre, Crispim, Pochettino; Breno Lopes e Deyverson. Técnico: Martín Palermo
ATLÉTICO/MG X FORTALEZA | FICHA TÉCNICA
Competição: 16ª rodada do Brasileirão
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte (MG)
Data: 12/11/2025 (quarta-feira)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistente 1: Leirson Peng Martins (RS)
Assistente 2: Lucio Beiersdorf Flor (RS)
Quarto Árbitro: Vinicius Gomes do Amaral (MG)
Árbitro de Vídeo (VAR): Daniel Nobre Bins (RS)











Adcionar comentário