Candidatos prejudicados por problemas logísticos no local do exame (como falta de luz) também têm direito a fazer a ‘2ª chamada’

Os candidatos do Enem 2025 que faltaram a um ou aos dois dias de prova por motivos de saúde, ou problemas logísticos podem participar da reaplicação, marcada para 16 e 17 de dezembro. O pedido deve ser feito entre esta segunda-feira (17) e as 12h de 21 de novembro (horário de Brasília).
Já os participantes de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, que farão o exame em 30 de novembro e 7 de dezembro, terão outro prazo para solicitar a reaplicação: de 8 de dezembro até as 12h de 12 de dezembro.
Quem pode solicitar a reaplicação?
Podem pedir a reaplicação os participantes afetados por problemas logísticos, como falta de energia no local de prova, enchentes ou outros desastres naturais; e candidatos com doenças infectocontagiosas, como tuberculose, coqueluche, difteria, doenças meningocócicas, varíola, mpox, influenza A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.
Como fazer a solicitação?
O candidato deve acessar a Página do Participante com login e senha. Entre 17 e 21 de novembro, será possível registrar o pedido de reaplicação para realizar o Enem em dezembro. Nos casos de saúde, é necessário anexar documentos comprobatórios, como exames ou atestados médicos. Para falhas logísticas, o Inep analisará a situação do local de prova do participante.
Passei mal durante a prova. Posso pedir reaplicação?
Não. Se você deixou o local de prova antes do horário permitido (15h30), mesmo que tenha sido por problema de saúde, está eliminado do Enem 2025.











Adcionar comentário