Notícias

Anvisa proíbe algumas marcas de canetas emagrecedoras no Brasil; saiba quais

A Anvisa proibiu a fabricação, distribuição, importação, comercialização, propaganda e uso de alguns medicamentos agonistas da GLP-1, as famosas “canetas emagrecedoras”. 

A motivação para as medidas foi a evidência de propaganda e comercialização irregular, inclusive na internet, o que é proibido para medicamentos no Brasil

Caneta emagrecedora | Reprodução
Caneta emagrecedora | Foto: Reprodução

A Anvisa proibiu a fabricação, distribuição, importação, comercialização, propaganda e uso de alguns medicamentos agonistas da GLP-1, as famosas “canetas emagrecedoras”.

Segundo a agência, os medicamentos afetados pela resolução não têm registro sanitário junto ao órgão, o que significa que a qualidade, eficácia e segurança de uso não foram avaliados no Brasil.

 

VEJA A LISTA DE MARCAS PROIBIDAS

Até o momento, as resoluções publicadas se aplicam aos produtos:

  • T.G. 5
  • Lipoless
  • Lipoless Eticos
  • Tirzazep Royal Pharmaceuticals
  • T.G. Indufar

A motivação para as medidas foi a evidência de propaganda e comercialização irregular, inclusive na internet, o que é proibido para medicamentos no Brasil. As medidas visam coibir o desvio de uso desses produtos.

APROVADOS

Outros medicamentos similares estão aprovados para comercialização no Brasil. O detentor do registro é o responsável pela comercialização, pela disponibilidade do produto no mercado nacional e por intercorrências não previstas relacionadas com o uso do produto.

No Brasil os medicamentos agonistas da GLP-1 estão sujeitos a prescrição médica, com retenção de receita.

Com informações da CNN.

Avatar

Carlos Alberto

Oi, eu sou o Carlos Alberto, radialista de Campos Sales-CE e apaixonado por futebol. Tenho qualidades, tenho defeitos (como todo mundo), mas no fim das contas, só quero viver, trabalhar, amar e o resto a gente inventa!

Adcionar comentário

Clique aqui para postar um comentário