Notícias

Metade dos brasileiros não lê livros, aponta pesquisa

Neste 7 de Janeiro foi comemorado o dia do leitor. A celebração foi criada para homenagear  a fundação do jornal cearense “O Povo” nessa mesma data, em 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha. 

O Dia do Leitor é celebrado nesta quarta-feira
São Paulo
A tradicional e popular Feira de Livros, realizada de forma itinerante em várias praças da cidade do Rio de Janeiro, está comemorando 60 anos, com uma edição especial no Largo da Carioca (Fernando Frazão/Agência Brasil)
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Neste 7 de Janeiro foi comemorado o dia do leitor. A celebração foi criada para homenagear  a fundação do jornal cearense “O Povo” nessa mesma data, em 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha.

No Brasil, uma pesquisa do Instituto Pró-Livro, realizada em 2024, aponta que mais da metade dos brasileiros não lê livros. O hábito da leitura está cada vez mais raro entre os brasileiros. Num mundo ultraconectado e com excesso de estímulos de vídeos curtos em redes sociais, pegar um livro para ler se tornou algo desafiador. Para a tradutora e mediadora de leitura, Manuela Siqueira, os livros nos tiram da bolha de pensamento criada pelas redes sociais.

Ações coletivas como frequentar bibliotecas públicas ou participar de clubes de leitura podem incentivar o hábito de ler. Para a editora e mediadora Luara França, fazer parte de um clube do livro pode ser um pontapé inicial para se descobrir leitor.

Encontrar outros leitores que gostam do mesmo tipo de literatura também pode estimular a leitura. É o caso do Martim Cordeiro, que participa de um clube de livros de ficção científica desde 2023.

A pesquisa do Instituto Pró-Livr aponta que mais da metade da população não leu nenhum livro, impresso ou digital. De cada dez brasileiros, sete não completaram nenhuma leitura. Procurar um livro sobre um assunto que seja do interesse e deixar o celular longe na hora de ler podem ser boas estratégias para não abandonar a leitura…

*Com colaboração de Daniel Melo, da Rádio Nacional em São Paulo

Avatar

Carlos Alberto

Oi, eu sou o Carlos Alberto, radialista de Campos Sales-CE e apaixonado por futebol. Tenho qualidades, tenho defeitos (como todo mundo), mas no fim das contas, só quero viver, trabalhar, amar e o resto a gente inventa!

Adcionar comentário

Clique aqui para postar um comentário