Notícias

Flávio Bolsonaro ou Tarcísio? Quais as chances da direita de avançar no eleitorado do Nordeste

O Nordeste brasileiro, historicamente consolidado como o principal reduto eleitoral da centro-esquerda e do Partido dos Trabalhadores (PT), volta ao centro das atenções nas projeções para as eleições de 2026, com a direita tentando romper a hegemonia lulista na região. 

Ala política ainda define estratégia para 2026, mas conta com cenário em que aliados conseguiram avançar sobre capitais em 2024 e consolidar presença

Escrito por
Bruno Leitebruno.leite@svm.com.br

Foto de Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas.
Legenda: Nomes da direita tentam romper a hegemonia lulista na região.
Foto: Reprodução / X.

O Nordeste brasileiro, historicamente consolidado como o principal reduto eleitoral da centro-esquerda e do Partido dos Trabalhadores (PT), volta ao centro das atenções nas projeções para as eleições de 2026, com a direita tentando romper a hegemonia lulista na região.

Nomes como Flávio Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontados como possíveis candidatos em 2026, podem enfrentar desafios em um território onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda mantém ampla vantagem, segundo apontaram especialistas ouvidos pelo Diário do Nordeste.

Pesquisas recentes, a exemplo do levantamento realizado pelo Instituto Ipsos-Ipec, entre 4 e 8 de dezembro de 2025, reforçam essa perspectiva e indicam as chances reais de êxito junto ao eleitorado nordestino.

 

Veja também

 

Cenário atual

A força do presidente Lula no Nordeste permanece como o principal obstáculo para qualquer avanço significativo da oposição.

“O Nordeste é tradicionalmente um reduto da centro-esquerda e da esquerda no Brasil, com raízes fortes no PT e coligações locais aliadas ao projeto lulista desde os anos 2000 e, pelos resultados das pesquisas mais recentes, Lula aparece liderando com ampla vantagem contra candidatos da direita em todos os cenários testados”, frisa a professora da Universidade de Fortaleza (Unifor) e doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mariana Dionísio.

 

 

Segundo a estudiosa, a identidade da região com o projeto petista está profundamente ligada com a atenção do agrupamento político para com as demandas sociais. Tais pautas, pontuou ela, “não são uma prioridade para a agenda da direita”. “Se essa mesma direita não ajustar o discurso e continuar errática nas alianças, o futuro eleitoral tende a ser mais difícil”, avalia.

Os dados da pesquisa Ipsos-Ipec corroboram essa visão: no cenário de intenção de voto espontânea no Nordeste, Lula lidera com 46%, enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro aparece com 13% e Flávio Bolsonaro com apenas 2%. Além disso, 57% dos nordestinos acreditam que Lula deveria se candidatar à reeleição e o mesmo percentual afirma que ele merece ser reeleito.

 

 

De acordo com o instituto de pesquisa, foram realizadas 2000 entrevistas, em 131 municípios brasileiros. A amostra foi elaborada com base em dados do Censo 2022 e PNADC 2023, com controle de cotas pelas variáveis sexo, idade, escolaridade, raça/cor e ramo de atividade. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro máxima estimada para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Para o cientista político e professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Cláudio André, o terceiro mandato de Lula tem priorizado o Nordeste com agendas estratégicas, como a criação do campus do ITA no Ceará e investimentos em infraestrutura na Bahia, o que reforça o favoritismo do atual presidente.

Contudo, ele observa um movimento de recuperação de terreno da direita em algumas capitais e um crescimento do PL e da ala bolsonarista, que deve estabelecer candidaturas competitivas em quase todos os estados em 2026.

“A título de análise, você tem o estado de Alagoas, que ele tem tido ali um declínio. Em Maceió, inclusive, a capital, a gente percebe claramente que tem ali uma guinada mais à direita acontecendo. É isso que a gente vai precisar observar, sobretudo diante de uma pré-candidatura de Flávio Bolsonaro, que vai levar o nome da família e do ex-presidente Jair Bolsonaro para as urnas”, diz o pesquisador.

Quem é o nome da direita mais competitivo no Nordeste?

Ao analisar os nomes da direita, a pesquisa Ipsos-Ipec indica que Lula lidera em todos os cenários do levantamento e aponta indicativos sobre a competitividade em cenários estimulados na região Nordeste:

  • Michelle Bolsonaro: no cenário em que aparece concorrendo com Lula, Ratinho Júnior (PSD), Ronaldo Caiado (União) e Romeu Zema (Novo), a ex-primeira-dama alcança 21% das intenções de voto no Nordeste, sendo o nome da direita com melhor desempenho numérico no levantamento para a região.
  • Flávio Bolsonaro: no cenário em que compete com os mesmos pretensos candidatos que Michelle, o senador aparece com 16%.
  • Eduardo Bolsonaro: no cenário em que é testado ao lado de Lula, Ratinho Júnior, Romeu Zema e Ronaldo Caiado, o deputado federal cassado teria 16% do eleitorado nordestino.
  • Tarcísio de Freitas: no cenário em que compete com Lula, Ratinho Júnior, Ronaldo Caiado e Romeu Zema, o governador de São Paulo registra 15% no Nordeste.
  • Ronaldo Caiado e Romeu Zema: nos cenários testados, o governador de Goiás pontua entre 3% e 6% na região, enquanto o governante de Minas Gerais fica em 2%.

Apesar do crescimento pontual, a rejeição é um fator crítico. Flávio Bolsonaro possui 44% de rejeição no Nordeste, seguido por Eduardo Bolsonaro (42%) e Michelle Bolsonaro (38%). Em contrapartida, Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado apresentam as menores taxas de rejeição na região, com 14% e 13%, respectivamente.

Para o professor Cláudio André, os pré-candidatos da direita “tentarão exatamente fazer um discurso de crítica ao PT e de construção de uma agenda até mesmo próxima, popular de alguma maneira, com propostas que sejam defendidas com mais afinco”.

Na visão dele, é possível que ocorra um crescimento da direita regionalmente. “Mas isso, obviamente, é dinâmico e também depende da popularidade e se haverá uma recuperação da popularidade do terceiro mandato do presidente Lula. E como isso vai impactar na intenção de voto”, continua, caracterizando o momento como “em aberto”.

Mariana Dionísio, por sua vez, salienta que “no Nordeste, diferentemente do Sul e do Sudeste, eleições presidenciais não se decidem por alinhamento ideológico explícito ou discurso antipetista radical, mas sim, por memória social e simbólica, capacidade de empatia regional e baixo nível de rejeição prévia”.

“Flávio Bolsonaro vem com um sobrenome que funciona mais como passivo eleitoral do que ativo, pelo menos aqui no Nordeste. Para piorar, ele não tem trajetória administrativa, não tem discurso próprio que o diferencie do bolsonarismo clássico e ainda desvaloriza constantemente políticas sociais. Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado têm fortíssima associação a Bolsonaro e seus vínculos simbólicos ou políticos estão limitados ao eixo Sudeste e Centro-Oeste. Ratinho Júnior tem baixa rejeição explícita, mas tem pouca projeção nacional no Nordeste. Romeu Zema enfrenta um problema clássico: seu discurso econômico tende a gerar desconfiança social, mesmo entre eleitores não petistas”, opinou Dionísio.

Comparação com 2022

A análise comparativa com o último pleito presidencial sugere que o caminho para a direita está mais íngreme. Em 2022, Jair Bolsonaro (PL) foi derrotado no Nordeste por uma margem expressiva — o petista conquistou 69,34% dos votos válidos na região —, mesmo utilizando a máquina pública federal e programas como o Auxílio Brasil.

Mariana Dionísio ressalta que, em 2026, a direita não contará com essas vantagens institucionais e o “antipetismo”, que foi o motor de campanhas anteriores, mostra sinais de esgotamento como estratégia majoritária na região.

“Esse repertório ainda existe, mas hoje se encontra menos intenso e mais fragmentado, especialmente no Nordeste. O antipetismo, sozinho, mostra sinais de esgotamento como estratégia majoritária, algo que já se desenhava no segundo turno de 2022. Agora, com a ausência de Bolsonaro, que era o principal “atalho cognitivo” para o eleitor conservador, a direita ainda está perdida à procura de um substituto funcional, mas o tempo está acabando e essa falta de definição reduz a transferência automática de votos”, destaca a professora.

Cláudio André pontua que, embora a popularidade de Lula tenha sofrido oscilações em 2025, o Nordeste funciona como um “dique” ou “muro de contenção” para o governo. Ele prevê que os pré-candidatos de oposição tentarão construir uma agenda mais próxima do popular e críticas ao PT para tentar avançar em 2026, mas o resultado dependerá da capacidade do governo federal em recuperar e manter sua aprovação nos primeiros meses do ano eleitoral.

O papel dos governadores e os indicativos para 2026

Um fator determinante para a corrida eleitoral no Nordeste é o alinhamento político dos governadores. Atualmente, os nove governadores da região estão alinhados ao presidente Lula, o que dificulta a construção de palanques fortes para a oposição.

O PT é o partido com mais governadores nos estados da região. A sigla tem os chefes dos Executivos da Bahia (Jerônimo Rodrigues), do Ceará (Elmano de Freitas), do Piauí (Rafael Fonteles) e do Rio Grande do Norte (Fátima Bezerra).

Em seguida está o Partido Social Democrático (PSD), que comanda Pernambuco (Raquel Lyra) e Sergipe (Fábio Mitidieri).

Por fim, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) tem Paulo Dantas, que governa o Estado de Alagoas. E o Partido Socialista Brasileiro (PSB), tem o mandatário da Paraíba, João Azevêdo.

Carlos Brandão, governador do Maranhão, se desfiliou do PSB em 2025 e atualmente está sem partido.

 

Foto de Lula com governadores do Nordeste.
Legenda: Governadores aliados no Nordeste é uma vantagem relevante de Lula.
Foto: Ricardo Stuckert / PR.

 

Mariana Dionísio explica que, no Nordeste, os governadores são mediadores centrais que influenciam lideranças locais e máquinas partidárias. Conforme indica a especialista, o apoio de Jair Bolsonaro pode não ser um “atalho cognitivo” esperado.

Segundo a pesquisa Ipsos-Ipec, para 33% dos eleitores nordestinos, o apoio de Bolsonaro a um candidato diminuiria muito a vontade de votar nele, enquanto apenas 15% dizem que esse apoio aumentaria muito o interesse pelo candidato.

Este conteúdo é útil para você?

😓
Não é útil
😕
Não sei
😐
Normal
😊
Útil
😀
Muito útil

Foto de Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas.
PontoPoder

Flávio Bolsonaro ou Tarcísio? Quais as chances da direita de avançar no eleitorado do Nordeste

Ala política ainda define estratégia para 2026, mas conta com cenário em que aliados conseguiram avançar sobre capitais em 2024 e consolidar presença

Bruno Leite
Há 41 minutos
Protesto pelo fim da violência contra a mulher.
PontoPoder

PL que determina que vítimas de violência doméstica sejam atendidas por mulheres avança na Câmara

O projeto segue para análise de outras comissões antes de ir a plenário.

Redação
09 de Janeiro de 2026
Foto de Ciro Gomes ao lado de Tasso Jereissati durante o ato de filiação ao PSDB.
PontoPoder

PSDB Ceará intensifica agenda política, com Ciro Gomes ‘cada vez mais candidato’, dizem aliados

Ex-ministro assumiu a presidência estadual da sigla em novembro de 2025.

Marcos Moreira e Bruno Leite
09 de Janeiro de 2026
Camilo Santana e Lula conversam durante evento.
PontoPoder

Lula sanciona lei que inclui profissionais do ensino infantil na carreira de magistério

São beneficiados todos os profissionais da área, independentemente do cargo que ocupam.

Luana Severo
09 de Janeiro de 2026
Lula fala ao microfone durante evento com público, veste terno escuro e aponta com o dedo enquanto sorri; pessoas ao fundo acompanham e registram com celulares
PontoPoder

Quais os desafios de Lula no Nordeste para as Eleições de 2026

Fortalecimento do bolsonarismo e queda na avaliação do governo podem ser entraves para garantir o eleitorado da região.

Luana Barros
09 de Janeiro de 2026
Foto do vereador PP Cell, de Fortaleza, discursando.
PontoPoder

Conselho de Ética do PDT Fortaleza é favorável à expulsão do vereador PP Cell do partido

Presidente do Diretório Municipal afirmou que ainda deve receber parecer da relatoria do caso.

Bruno Leite
09 de Janeiro de 2026
Autoridade discursa em tribuna oficial durante sessão solene, segurando documentos e utilizando microfone, em ambiente institucional com bandeira do Brasil ao fundo. A cena ocorre em plenário legislativo, com arquitetura moderna, iluminação destacada e clima formal, caracterizando um contexto político e jornalístico de pronunciamento ou leitura de discurso oficial.
PontoPoder

Oposição reage e prevê derrubada do veto de Lula ao PL da Dosimetria

Deputados e senadores repudiaram a decisão do presidente da República.

Redação
08 de Janeiro de 2026
Imagem de capa do livro A Palavra que Resta e do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por atentar contra o Estado Democrático de Direito.
PontoPoder

De José de Alencar a Stênio Gardel: cearenses estão em lista de leitura de Bolsonaro

Acervo específico do DF pode ser lido e resenhado para reduzir a pena.

Beatriz Rabelo
08 de Janeiro de 2026
Guilherme Sampaio durante ato na PRaça do Ferreira. Ele veste uma camisa polo vermelha.
PontoPoder

Petistas no Ceará descartam Camilo candidato ao Governo: ‘Elmano é plano A’

Lideranças da sigla participaram do ato em defesa da democracia, na Praça do Ferreira, nesta quinta-feira (8).

Igor Cavalcante e Marcos Moreira
08 de Janeiro de 2026
Live PontoPoder: As mudanças na base aliada de Elmano e o cenário da disputa presidencial no NE
PontoPoder

Live PontoPoder: As mudanças na base aliada de Elmano e o cenário da disputa presidencial no NE

A transmissão será feita nos perfis do Youtube e do Instagram do Diário do Nordeste.

Redação
08 de Janeiro de 2026
Montagem de fotos mostra Bolsonaro à esquerda e cena do filme Ainda Estou Aqui à direita. Imagem usada em matéria onde ex-presidente pede a Moraes redução de pena por meio da leitura.
PontoPoder

Bolsonaro pede a Moraes para diminuir pena lendo livros; veja obras permitidas

“Ainda Estou Aqui”, que inspirou o filme vencedor do Oscar no ano passado, é um dos títulos que o ex-presidente pode ler e resenhar.

Redação
08 de Janeiro de 2026
Elmano de Freitas de terno e camisa branca fala durante entrevista, com expressão séria, em ambiente institucional. Ao fundo, bandeiras do Brasil e do Ceará desfocadas; em primeiro plano, câmera de gravação.
PontoPoder

Elmano comenta crise na relação com Ivo Gomes após declarações do ex-prefeito: ‘Agora é dialogar’

Ex-prefeito de Sobral disse não ter mais “nenhum compromisso” com pré-candidatura à reeleição do governador.

Luana Barros e Flávia Rabelo, de Brasília
08 de Janeiro de 2026
Autoridade em traje formal discursa em um púlpito com dois microfones durante evento institucional. Ao fundo, um grande painel azul exibe o texto “MAPA da Segurança Pública 2025”, com referências ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e ao Governo Federal do Brasil, indicando uma cerimônia oficial voltada ao tema da segurança pública.
PontoPoder

Lewandowski entrega carta de demissão e deixará Ministério da Justiça

O ministro estaria desgastado de embates políticos, como a tramitação da PEC da Segurança Pública

Redação
08 de Janeiro de 2026
Autoridades em trajes formais estão reunidas em um palco institucional enquanto um representante assina um documento sobre uma mesa. Ao fundo, um grande painel azul exibe a frase 'Defesa da Democracia' e a marca do Governo do Brasil. Bandeiras nacionais aparecem à esquerda, e várias pessoas aplaudem o ato, sugerindo uma cerimônia solene de caráter oficial.
PontoPoder

Lula veta PL da dosimetria durante evento do 8 de janeiro

Projeto voltará ao Congresso Nacional, e deputados e senadores decidirão se o veto se mantém ou não.

Redação
08 de Janeiro de 2026
Camilo Santana durante entrevista ao PontoPoder. De blazer azul e camisa branca.
PontoPoder

Camilo Santana nega articulação para assumir o Ministério da Justiça

Aliados do petista avaliam que ele reúne credenciais políticas e administrativas para ocupar o cargo.

Igor Cavalcante, Flávia Rabelo e Beatriz Matos
08 de Janeiro de 2026
Foto de iluminação no Passeio Público, em Fortaleza.
PontoPoder

Prefeitura de Fortaleza concede parque de iluminação e semáforos até 2040, por mais de R$ 4 bilhões

Homologação do certame ocorreu no dia 23 de dezembro e contrato foi assinado em 31 de dezembro.

Bruno Leite
08 de Janeiro de 2026
Imagem mostra fachada da sede da PF em Juazeiro do Norte.
PontoPoder

PF apura compra de votos na região do Cariri e acaba prendendo suspeito por abuso sexual infantil

Operação no interior do Ceará mira o uso indevido de recursos de campanha nas eleições municipais de 2024.

Marcos Moreira
08 de Janeiro de 2026
Multidão com roupas verde e amarelo invadem prédio do Congresso Nacional em 8 de janeiro.
PontoPoder

8 de Janeiro completa três anos em meio à expectativa da decisão de Lula sobre o PL da Dosimetria

Base governista mira reversão de 34 votos no Senado para sustentar possível veto de Lula.

Beatriz Matos, de Brasília
08 de Janeiro de 2026
Autoridade judicial sentada à bancada durante uma sessão formal, vestindo toga sobre terno e gravata, falando ao microfone em um ambiente institucional com mesa de madeira e cadeira estofada ao fundo, em contexto de julgamento ou audiência. A autoridade em questão é Alexandre de Moraes.
PontoPoder

Moraes anula sindicância do CFM sobre atendimento médico de Bolsonaro na prisão

Ex-presidente caiu na cela onde cumpre pena, e foi ao hospital para fazer exames.

Redação
07 de Janeiro de 2026
Imagem de Jair Bolsonaro para matéria sobre saída dele do hospital, após queda.
PontoPoder

Bolsonaro retorna à PF após realizar exames para investigar sequelas da queda

No hospital, ex-presidente realizou tomografia computadorizada, ressonância magnética e eletroencefalograma.

Redação
07 de Janeiro de 2026
Avatar

Carlos Alberto

Oi, eu sou o Carlos Alberto, radialista de Campos Sales-CE e apaixonado por futebol. Tenho qualidades, tenho defeitos (como todo mundo), mas no fim das contas, só quero viver, trabalhar, amar e o resto a gente inventa!

Adcionar comentário

Clique aqui para postar um comentário