O objetivo é fortalecer pequenos negócios e valorizar a cultura dos botecos, promovendo novos pratos e releituras dos tradicionais “tira-gostos”.

Fortaleza será, pelo 14º ano consecutivo, uma das capitais a sediar o concurso gastronômico Comida di Buteco, que acontece entre os dias 11 de abril e 4 de maio. A competição, considerada a maior do país voltada à chamada “comida raiz”, reunirá 23 bares da capital cearense na disputa pelo título de melhor boteco da cidade.
O evento celebra 25 anos de existência e, nesta edição, ocorre simultaneamente em 50 municípios do Brasil, reunindo quase 1.200 botecos. O objetivo é fortalecer pequenos negócios e valorizar a cultura dos botecos, promovendo novos pratos e releituras dos tradicionais “tira-gostos”.
Como funciona a votação
O público terá papel fundamental na escolha dos vencedores. O voto popular representa 50% da nota final e leva em consideração critérios como sabor, atendimento, temperatura da bebida e ambiente do bar. Além disso, uma equipe de jurados avaliará os petiscos concorrentes.
Com tema livre nesta edição, os participantes terão liberdade para criar receitas inéditas e conquistar os votos dos clientes e especialistas. O vencedor local disputará ainda o título de melhor boteco do Brasil.
Expectativa e impacto nos bares
Em 2024, o Sertão Xique Xique, localizado no bairro Itaperi, foi o grande campeão de Fortaleza e viu seu faturamento aumentar em mais de 65% durante o concurso. O fluxo de clientes também cresceu 80%, evidenciando o impacto do evento para os bares participantes.
A lista completa dos estabelecimentos que disputarão o Comida di Buteco em Fortaleza será divulgada ainda em março.
Adcionar comentário