Notícias

Saiba como declarar IRPF 2025 pelo celular após desativação do app Meu Imposto de Renda

O aplicativo para celular Meu Imposto de Renda, usado nos anos anteriores para declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), será desativado. Em 2025, o envio das informações via dispositivos móveis acontecerá por um novo app, chamado Receita Federal, disponível para os sistemas Android e iOS. 

Usada em anos anteriores para declaração, a ferramenta será substituída em 2025 por um novo aplicativo

Escrito por
Carol Melocarolina.melo@svm.com.br
18 de Março de 2025 – 11:39

(Atualizado às 11:55)
Imagem mostra página de download do aplicativo Receita Federal exibida na tela de um smartphone em um cenário ilustrativo, alusivo à declaração do imposto de renda 2025. Saiba como declarar IRPF 2025 pelo celular após desativação do app Meu Imposto de Renda
Legenda: Opção de transmitir a declaração por celulares e tablets estará disponível somente em 1º de abril
Foto: Shutterstock

O aplicativo para celular Meu Imposto de Renda, usado nos anos anteriores para declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), será desativado. Em 2025, o envio das informações via dispositivos móveis acontecerá por um novo app, chamado Receita Federal, disponível para os sistemas Android e iOS.

É importante destacar que a opção de transmitir a declaração por celulares e tablets estará disponível somente em 1º de abril. No próximo mês também ficará disponível a possibilidade de enviar as informações pelo site do órgão, além da declaração pré-preenchida.

 

Veja também

 

Como declarar pelo Programa Imposto de Renda 2025

Desde segunda-feira (17), já é possível declarar o IRPF 2025. No entanto, somente pelo programa gerador de declaração para computador, chamado Imposto de Renda 2025, liberado para download na última quinta-feira (13).

Como baixar

Para ter acesso ao software, o contribuinte deve seguir os seguintes passos:

  • O contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, usando o computador.
  • Em seguida, clicar no botão “Baixar programa”. Se o sistema operacional for diferente do Windows 64 bits, é necessário selecionar o botão correspondente ao sistema (Windows 32 bits, MacOS, Linux etc).
  • Na sequência, o download será iniciado.

Conheça o novo app Receita Federal

A nova ferramenta permitirá acessar e consultar a situação de diversos sistemas ligados ao órgão, como:

  • CPF;
  • declarações e restituições do imposto de renda;
  • processos em andamento;
  • agendamentos;
  • pedidos de restituição;
  • empregados domésticos no eSocial;
  • cadastro de atividades econômicas.

No aplicativo Receita Federal também é possível visualizar as últimas notícias, os vídeos institucionais, os apps e a localização geográfica das unidades do órgão em todo território brasileiro.

Avatar

Carlos Alberto

Oi, eu sou o Carlos Alberto, radialista de Campos Sales-CE e apaixonado por futebol. Tenho qualidades, tenho defeitos (como todo mundo), mas no fim das contas, só quero viver, trabalhar, amar e o resto a gente inventa!

Adcionar comentário

Clique aqui para postar um comentário