Se os segurados e beneficiários da previdência social sofrem com a demora do INSS para responder aos pedidos de aposentadorias e auxílios, o cenário pode ficar ainda pior. Sem reposição do quadro de pessoal, o INSS tem, atualmente, um déficit de 23 mil cargos vagos
Os dados do Ministério da Previdência Social apontam que, entre 2020 e 2024, a autarquia perdeu, em média, 9 mil servidores por ano, o que equivale a um número quase 200% superior ao déficit atual.
O quadro se torna ainda mais grave pela cessão de servidores do INSS para outros órgãos da administração federal: somente, em 2024, a Advocacia-Geral da União (AGU) foi o órgão que mais absorveu servidores do INSS, com mais de 5 mil cedidos.
O Ministério da Previdência Social (MPS) e a Presidência da República também receberam um grande número de servidores, com 2.941 e 222, respectivamente. Os números apontam, ainda, que, se os 9 mil servidores cedidos estivessem alocados no INSS, o déficit da autarquia poderia ser reduzido em até 40%. O Ministério da Previdência Social adotou medidas para agilizar a análise de pedidos de benefícios, mas, diante do crescimento da fila, as ações se tornaram inócuas, deixando mais sofrimento para segurados e beneficiários.
Ceará Agora
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