Notícias

Gabrielle de Oliveira Rodrigues, uma jovem cearense de 19 anos, criou um conservante natural comestível à base de mandacaru e cera de carnaúba, espécies nativas da região.

Esse conservante promete aumentar a validade dos alimentos, reduzir o desperdício e ajudar agricultores que enfrentam prejuízos econômicos. Gabrielle explica que decidiu criar um conservante natural ao perceber que os mais usados atualmente são químicos.
Gabrielle de Oliveira Rodrigues, uma jovem cearense de 19 anos, fez uma descoberta inovadora em 2023, enquanto ainda estava no terceiro ano do ensino médio. Ela criou um conservante natural comestível à base de mandacaru e cera de carnaúba, espécies nativas da região. Esse conservante promete aumentar a validade dos alimentos, reduzir o desperdício e ajudar agricultores que enfrentam prejuízos econômicos.
Gabrielle explica que decidiu criar um conservante natural ao perceber que os mais usados atualmente são químicos. “Esse tipo de método conservativo faz mal à saúde humana e alguns desses conservantes podem não ter uma ação efetiva na conservação de frutos. Portanto, decidi unir o mandacaru e a cera de carnaúba para criar um conservante saudável, natural e sustentável. Meu conservante apresenta uma vantagem em relação ao prolongamento da vida de prateleira dos frutos, já que pode fazer com que um fruto permaneça em prateleira de 21 a 27 dias”, relata.
Devido à sua descoberta, Gabrielle foi premiada na Regeneron International Science and Engineering Fair (Isef), nos Estados Unidos. Ao todo, ela ganhou 11 prêmios nacionais e internacionais por sua invenção.
Avatar

Carlos Alberto

Oi, eu sou o Carlos Alberto, radialista de Campos Sales-CE e apaixonado por futebol. Tenho qualidades, tenho defeitos (como todo mundo), mas no fim das contas, só quero viver, trabalhar, amar e o resto a gente inventa!

Adcionar comentário

Clique aqui para postar um comentário