Notícias

Dor crônica está associada a 40% de pessoas que têm depressão ou ansiedade

Os autores identificaram 376 pesquisas envolvendo 347.468 pessoas com dor crônica em 50 países. Os resultados mostram uma prevalência de 39,3% para depressão e 40,2% para ansiedade entre os indivíduos analisados.
Foto: Reprodução/ Veja Saúde

Um novo estudo publicado no início de março no periódico Jama mostra que 40% das pessoas com quadros de dor crônica sofrem de ansiedade ou depressão. As dores são consideradas crônicas quando persistem por mais de três meses. Ela pode ser causada por diversas doenças, como osteoartrite, osteoartrose, fibromialgia, câncer, entre outras. Altamente incapacitante, estima-se que afete cerca de 21% dos adultos no mundo.

Os autores identificaram 376 pesquisas envolvendo 347.468 pessoas com dor crônica em 50 países. Os resultados mostram uma prevalência de 39,3% para depressão 40,2% para ansiedade entre os indivíduos analisados.

Os índices se destacam, na sua maioria, em jovens e mulheres, justamente o grupo mais afetado por esses transtornos mentais. “Sabe-se que pacientes com dor crônica têm alta incidência de transtornos mentais porque são quadros prolongados que acabam afetando significativamente a qualidade de vida, trazendo impactos negativos e prejuízos à vida dessas pessoas”, explica o psiquiatra Elton Kanomata, do Hospital Israelita Albert Einstein.

A análise mostrou inclusive que os maiores índices foram observados nos casos em que não havia lesões evidentes nos tecidos, como fibromialgia: cerca de 54% tinham depressão e 55,5%, sintomas de ansiedade.

Com informações da Jama

Avatar

Carlos Alberto

Oi, eu sou o Carlos Alberto, radialista de Campos Sales-CE e apaixonado por futebol. Tenho qualidades, tenho defeitos (como todo mundo), mas no fim das contas, só quero viver, trabalhar, amar e o resto a gente inventa!

Adcionar comentário

Clique aqui para postar um comentário