Evento será realizado nos próximos dias 23 e 24 e terá foco nas baterias para armazenamento, cuja tecnologia avança na velocidade do frevo

Fabricantes e fornecedores nacionais e estrangeiros de soluções de baterias para armazenamento de energia solar na região Nordeste estão de olho no crescimento das instalações de energia solar nos telhados e pequenos terrenos de residências, comércios, indústrias e propriedades rurais nos estados nordestinos. Isto acelerará ainda mais a transição energética a partir de novos negócios sustentáveis.
A combinação de geração própria solar com sistemas de armazenamento energético é um dos temas que serão tratados na Intersolar Summit Brasil Nordeste 2025, que acontecerá aqui em Fortaleza nos dias 23, quarta-feira, e 24, quinta-feira da próxima semana.
Esta coluna pode informar que a Powersafe, fabricante brasileira de baterias e sistemas de energia, apresentará no evento soluções de armazenamento para empresas que atuam nos estados nordestinos, bem como para os clientes finais que buscam independência energética, a partir das tecnologias integradas de geração e estocagem.
A fabricante apresenta uma série de inovações para o mercado nordestino por meio da sua linha de baterias Getpower, marca da Powersafe voltada a aplicações especiais. As soluções incluem tecnologias que aumentam a estabilidade da rede elétrica e reduzem intermitências, além de sistemas off-grid e híbridos que otimizam o uso da energia solar. Também oferece suporte técnico a integradores e investidores, viabilizando projetos de médio e grande porte, com baterias de alta densidade energética que garantem armazenamento eficiente mesmo em espaços compactos.
Hoje, o Nordeste tem mais de 7,5 gigawatts (GW) de sistemas solares instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos, que abastecem mais de 1,1 milhão de imóveis (residências, empresariais e rurais) na região. Na última década, a modalidade foi responsável por mais de R$ 35,2 bilhões em investimentos acumulados, segundo balanços oficiais da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
Uma das apostas da Powersafe é o Plano Fortaleza 2040, que estabelece metas ambiciosas para transformar a cidade em uma referência na geração distribuída e eficiência energética, incluindo a instalação de painéis solares em 10% dos telhados urbanos e o incentivo ao armazenamento de energia para garantir a estabilidade da rede.
“Esse cenário torna a região um mercado estratégico para soluções de armazenamento de energia, como as oferecidas pela Powersafe, que podem impulsionar a segurança e a eficiência de projetos solares em residências, comércios e grandes empreendimentos”, como disse André Ribeiro, gerente operacional da Powersafe.
A Intersolar Summit Brasil Nordeste é um dos principais encontros regionais do setor de energia solar, reunindo especialistas, investidores, integradores e formuladores de políticas para debater tendências, desafios regulatórios e oportunidades de crescimento da energia fotovoltaica no Brasil.
O evento, que contará com mais de 1 mil congressistas e dezenas de palestrantes, abordará temas como financiamento de projetos, geração distribuída e centralizada, políticas energéticas e armazenamento de energia.
Adcionar comentário