
O feriado de Tiradentes (21) no Ceará será marcado por condições climáticas adversas em todo o estado, com previsão de chuvas fortes e temperaturas elevadas. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) alerta para precipitações em todas as regiões, enquanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de “perigo” (nível laranja) para 166 municípios, incluindo Fortaleza e principais cidades do interior.
As chuvas devem ser mais intensas no centro-sul do estado, com acumulados que podem chegar a 100 milímetros no litoral, segundo o Inmet. O órgão alerta para riscos de alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica devido às rajadas de vento que podem atingir 100 km/h. Entre as cidades sob alerta estão Caucaia, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte e Itapipoca, onde a população deve redobrar os cuidados.
Enquanto isso, o interior do estado enfrentará calor extremo, com temperaturas entre 36°C e 38°C no Sertão Central, Inhamuns e Jaguaribana. Nas demais regiões, os termômetros devem marcar máximas de 32°C a 36°C, combinando com a umidade característica do período. A Funceme registrou até as 8h de domingo (20) volumes de chuva em Trairi (55 mm) e São Gonçalo do Amarante (30 mm), indicando o potencial para novos acumulados. A previsão indica melhora gradual nas condições do tempo a partir da tarde de terça-feira (22), quando as chuvas devem perder intensidade em todo o estado.
O Inmet também alerta que:
Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Durante as chuvas, deve-se evitar a manutenção em telhados e cercas elétricas devido ao risco de ser atingido por descargas atmosféricas (raios).
- Se algum cabo cair enquanto estiver no trânsito, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.
- Em casos de alagamento, procure um local, longe de postes e árvores, e espere o nível da água baixar. Mas, se notar que o carro está sendo arrastado pela água, abandone o veículo e procure um local seguro.
- Por segurança e após avaliação técnica em áreas alagadas, às vezes, é necessário fazer o desligamento da energia, com o propósito de evitar acidentes envolvendo rede elétrica. Logo que o nível da água baixar, a energia voltará a ser religada com segurança para todos.
Adcionar comentário