Notícias

Velório de papa Francisco será encerrado nesta sexta (25); veja detalhes do funeral

O velório do papa Francisco chega ao último dia, nesta sexta-feira (25), com o Vaticano estimando que já passaram 128 mil pessoas pela Basílica de São Pedro desde o início das despedidas, na quarta-feira (23).  

Cerimônia de fechamento do caixão será às 20 horas, pelo horário italiano – 15h no horário de Brasília

Escrito por
25 de Abril de 2025 – 08:21

(Atualizado às 08:30)
imagem de cima da basílica de são pedro, no vaticano, durante velório do papa francisco
Legenda: Vaticano informou que 128 mil pessoas já passaram pelo velório do papa Francisco, no Vaticano
Foto: TIZIANA FABI/AFP

velório do papa Francisco chega ao último dia, nesta sexta-feira (25), com o Vaticano estimando que já passaram 128 mil pessoas pela Basílica de São Pedro desde o início das despedidas, na quarta-feira (23).

Presidentes e monarcas de todo o mundo estarão, neste sábado (26), em Roma para o funeral do primeiro pontífice latino-americano, que faleceu na segunda-feira (21) aos 88 anos.

Milhares de fiéis percorreram a nave central da imponente basílica para se despedir durante alguns segundos do jesuíta argentino. “É a transição de um papa para outro, é história”, disse à AFP Ana Dao, uma venezuelana de 30 anos, que esperou quatro horas na fila para ver o corpo de Francisco. “Foi muito impressionante, não tinha palavras”.

A capela-ardente em homenagem a Jorge Mario Bergoglio permanecerá aberta até as 20 horas desta sexta-feira (pelo horário da Itália – 15h em Brasília), quando o cardeal camerlengo, Kevin Farrell, presidirá a cerimônia de fechamento do caixão para dar início ao funeral.

 

Veja também

 

Pelo menos 130 delegações, incluindo quase “50 chefes de Estado e 10 monarcas” em exercício, comparecerão à missa fúnebre, que acontecerá na Praça de São Pedro, informou o Vaticano.

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e outros líderes mundiais como Donald Trump, Javier Milei, o rei Felipe VI da Espanha e o secretário-geral da ONU, António Guterres, confirmaram presença.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, expressou condolências nessa quinta-feira (24), após dias de silêncio. As relações entre a Santa Sé e Israel pioraram consideravelmente após o ataque sem precedentes do Hamas em território israelense no dia 7 de outubro de 2023 e a posterior ofensiva israelense na Faixa de Gaza.

Funeral de Francisco será neste sábado

O enterro de Francisco acontecerá neste sábado, na Basílica de Santa Maria Maggiore de Roma. Será o primeiro funeral de um pontífice fora do Vaticano desde Leão XIII, em 1903.

A cerimônia terá a presença do sobrinho do papa, Mauro Bergoglio, que viajou a Roma graças a uma doação privada em meio a uma confusão protocolar do governo de Javier Milei.

O túmulo será de mármore e terá apenas uma palavra: “Franciscus”. Uma reprodução da cruz peitoral que o papa utilizava acompanhará o conjunto, que teve imagem divulgada pelo Vaticano nessa quinta.

A sepultura de Francisco ficará em uma nave lateral da basílica, perto do altar de São Francisco. O público geral poderá visitar o local a partir de domingo (27).

Esquema de segurança para o funeral

As autoridades italianas determinaram uma zona de exclusão aérea sobre Roma e mobilizaram unidades antidrone com sistemas de inibição de sinais para evitar qualquer atividade suspeita.

Aviões de combate estão em alerta para intervir, enquanto helicópteros policiais sobrevoam o centro histórico e franco-atiradores foram posicionados nos telhados da Via della Conciliazione, que leva à Praça São Pedro, e na colina próxima de Gianicolo.

O que já se sabe sobre o conclave

O Vaticano ainda não anunciou a data para o início da reunião que escolherá o novo papa, o conclave. “Até o funeral, devemos manter o respeito”, disse o cardeal franco-espanhol François-Xavier Bustillo.

Pelas regras do Vaticano, o conclave deve acontecer na Capela Sistina em um prazo de entre 15 e 20 dias a partir da morte, ou antes, caso os cardeais decidam dessa maneira.

Mais de dois terços dos 135 cardeais eleitores foram nomeados pelo falecido papa.

Os tradicionais nove dias de luto no Vaticano após a morte de um pontífice – os Novemdiales – começarão neste sábado.

Avatar

Carlos Alberto

Oi, eu sou o Carlos Alberto, radialista de Campos Sales-CE e apaixonado por futebol. Tenho qualidades, tenho defeitos (como todo mundo), mas no fim das contas, só quero viver, trabalhar, amar e o resto a gente inventa!

Adcionar comentário

Clique aqui para postar um comentário