
As autoridades do Chile suspenderam o alerta de tsunami e a ordem de evacuação direcionadas à costa da região de Magallanes, no extremo sul do país, nesta sexta-feira (2), após um terremoto de magnitude 7,5 no mar. O tremor chegou a ser sentido também no sul da Argentina, conforme o Serviço Geológico dos EUA.
“A evacuação preventiva terminou. Ou seja, todos estão voltando e retomando suas atividades. Todos os setores devem estar operando normalmente, com exceção de todas as atividades econômicas na costa”, informou o diretor da agência estadual de desastres em Magallanes, Juan Carlos Andrade.
O abalo sísmico ocorreu às 9h58, no horário local do Chile, a 218 quilômetros ao sul da cidade de Puerto Williams. A profundidade foi de 10 quilômetros, de acordo com o Centro Sismológico Nacional, da Universidade do Chile.
Veja também
Presidente do Chile chegou a pedir evacuação
O presidente chileno, Gabriel Boric, fez apelo pela evacuação em postagem na rede social X nesta manhã.
“Pedimos a evacuação de toda a costa da região de Magallanes. Neste momento, nosso dever é de prevenir e obedecer às autoridades”, escreveu o presidente.
O Chile é um dos países com mais terremotos no mundo. Três placas tectônicas convergem em seu território: Nazca, Sul-Americana e Antártica.
Adcionar comentário