Notícias

Há um dia do Conclave, Vaticano sela e fecha entradas da Capela Sistina; veja fotos

Na véspera do Conclave, que se iniciará nesta quarta-feira (7), autoridades do Vaticano seguiram com mais um ritual ao selar e fechar as entradas do Palácio Apostólico, local onde fica a Capela Sistina, onde ocorrem as votações.

Cerimônia começa nesta quarta-feira (7)

Escrito por
Redaçãoproducaodiario@svm.com.br
06 de Maio de 2025 – 17:00

Na imagem uma comissão de funcionários do Vaticano visitiou locais para garantir o total isolamento dos cardeais
Legenda: Comissão de funcionários do Vaticano visitiou locais para garantir o total isolamento dos cardeais
Foto: Divulgação / Vatican News

Na véspera do Conclave, que se iniciará nesta quarta-feira (7), autoridades do Vaticano seguiram com mais um ritual ao selar e fechar as entradas do Palácio Apostólico, local onde fica a Capela Sistina, onde ocorrem as votações.

A liturgia cerimonial pré-conclave se encerra com a missa pro eligendo Pontifice, dentro da Capela Sistina, já com os cardeais reclusos e sem contato com o mundo exterior. Essa celebração está marcada para acontecer por volta das 11h da manhã no horário de Brasília.

 

Na imagem um dos locais selados é o Palácio Apostólico, residência oficial do Pontífice
Legenda: Entre os locais selados estão o Palácio Apostólico, residência oficial do Pontífice
Foto: Divulgação / Vatican News

 

Segundo a Santa Sé, essa etapa acontece “para delimitar a área do Conclave, na noite anterior à Santa Missa pro eligendo Pontifice, uma Comissão […] procedeu ao fechamento das entradas do Palácio Apostólico, apondo o selo com as palavras ‘Conclave’ e ‘2025’”.

 

Veja também

 

Além da Capela Sistina, os Apartamentos Papais, os Museus Vaticanos e os quartos de Rafael, foram vistoriadas pela comissão vaticana responsável por selar os ambientes. O selo significa que o local não pode ser aberto, de forma a respeitar o isolamento dos votantes.

Funcionários do Vaticano fizeram juramento

Sob o risco de excomunhão, funcionários do Vaticano prestaram, nessa segunda-feira (5), juramento previsto no texto “Ordo Rituum Conclavis”, que dispõe das normas e processos aos quais os “oficiais e assistentes do conclave”, como são chamados os colaboradores da Santa Sé, para que eles não vazem nenhuma informação da escolha do sucessor do papa Francisco.

 

Funcionários do Vaticano prestam juramento dentro da Capela Sistina
Legenda: Entre todos os funcionários que prestaram juramente, estão até mesmo os motoristas que levam os cardeiais até a Capela Sistina
Foto: Divulgação / Vatican News

 

A lista inclui todos os que participarão do conclave, como os 133 cardeais eleitores, que também prestarão o mesmo juramento durante o processo e, além deles, médicos, cozinheiras, funcionários de limpeza e ascensoristas estão entre os que juraram guardar segredo sobre tudo em torno da escolha do novo líder da Igreja Católica.

 

Mulheres assinam documento de juramento na Capela Sistina
Legenda: Para aqueles que não respeitarem o juramento de guardar segredo, o risco é de excomunhão
Foto: Divulgação / Vatican News

 

“Prometemos e juramos observar com a máxima fidelidade para com todos, seja clérigo ou leigo, o segredo sobre tudo aquilo que de qualquer modo resguarda a eleição do Romano Pontífice [papa] e sobre aquilo que estiver no lugar da eleição”, diz o trecho do juramento.

Avatar

Carlos Alberto

Oi, eu sou o Carlos Alberto, radialista de Campos Sales-CE e apaixonado por futebol. Tenho qualidades, tenho defeitos (como todo mundo), mas no fim das contas, só quero viver, trabalhar, amar e o resto a gente inventa!

Adcionar comentário

Clique aqui para postar um comentário