Dependendo do estágio de maturação, ela pode conter menos açúcar, mais amido, ser de fácil digestão ou até mesmo oferecer mais energia

A banana é uma das frutas mais consumidas nos EUA e no Brasil, com média de quase 12 kg por pessoa ao ano, segundo o Statista. Rica em potássio, fibras e carboidratos naturais, fornece energia ao corpo. Seu valor nutricional varia conforme o estágio de amadurecimento, que vai do verde ao amarelo com manchas marrons, segundo especialistas.
Benefícios da banana verde
Segundo a nutricionista Stephanie Schiff, bananas verdes são ricas em amido resistente, que é digerido lentamente, tem menor impacto no açúcar no sangue e ajuda a controlar a fome. No intestino, esse amido favorece o microbioma e pode reduzir a inflamação.
“Quanto mais verde a banana, melhor para a saúde”, observou Schiff, embora tenha reconhecido que “ela terá um sabor mais amargo e granulado, então não as como quando estão completamente verdes”.
Bananas amarelas: uma opção equilibrada
Com o amadurecimento, a clorofila da banana se transforma em pigmentos amarelos e os amidos viram açúcares, deixando a fruta mais doce. O médico britânico Karan Rajan destaca que a banana mal madura (estágio 2) é equilibrada, com fibras moderadas e baixo teor de açúcar.
“Ele também fornece um pequeno reforço de potássio… perfeito para aqueles que querem um pouco de saúde intestinal e um pouco de doçura”, explicou ela.
Recomendações para pessoas com diabetes
Para pessoas com diabetes, Schiff recomenda comer bananas ainda um pouco verdes. “Prefiro uma banana menos madura, com uma tonalidade bem verde”, disse ela, acrescentando que, embora as bananas maduras contenham mais açúcar, são mais fáceis de digerir porque seus amidos já foram convertidos em açúcares simples.
Comparação entre os tipos de banana
Bananas verdes e amarelas contêm potássio, vitamina B6 e A. As verdes têm mais folato, importante para o reparo do DNA, enquanto as amarelas possuem mais antioxidantes, vitamina C e açúcares, favorecendo a saúde cardiovascular, segundo a quiroprática Suzi Schulman.
A banana ideal: etapa número 5
“De acordo com a empresa californiana The FruitGuys, o estágio ideal para o consumo da banana é o número 5, quando ela apresenta coloração amarela com algumas manchas. ‘Ela é resistente o suficiente para o transporte, mas amadurece em poucos dias’, afirmaram. Esse estágio é considerado ideal para um lanche pré-treino, graças à combinação de energia e fibras que a fruta oferece.
Até as bananas marrons , com suas “sardas de açúcar”, ainda são benéficas . “Eles são os mais doces e fáceis de digerir… uma boa fonte de energia e potássio”, concluiu Schulman.
(Com informações do O Globo)
Adcionar comentário