Notícias

Fraude do INSS: presidente alerta que atendimento aos afetados é somente via aplicativo e telefone

Em meio ao escândalo da fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), milhões de aposentados e pensionistas foram lesados e o momento é de alerta para o ressarcimento. Em entrevista à Verdinha FM 92.5 nesta sexta-feira (16), o presidente do INSS, Gilberto Waller, frisou que não há atendimento presencial neste momento para os lesados. A procura por informações do órgão deve ser feita somente via aplicativo e telefone. 

Haverá atendimento presencial ’em breve’ aos que não conseguirem acesso por aplicativo ou telefone, conforme Gilberto Waller

Escrito por
Matheus Facundo, Ingrid Coelho e Tom Barrosnegocios@svm.com.br
16 de Maio de 2025 – 08:55

Tela do aplicativo Meu INSS exibindo opção de login com gov.br e informações sobre serviços e senhas. O serviço será utilizado para notificar os aposentados e pensionistas que tenham sido vítimas de uma fraude relacionada a descontos associativos indevidos nos benefícios previdenciários.
Legenda: O ressarcimento dos valore devem ser solicitados a partir de quarta-feira (14).
Foto: Shutterstock

Em meio ao escândalo da fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), milhões de aposentados e pensionistas foram lesados e o momento é de alerta para o ressarcimento. Em entrevista à Verdinha FM 92.5 nesta sexta-feira (16), o presidente do INSS, Gilberto Waller, frisou que não há atendimento presencial neste momento para os lesados. A procura por informações do órgão deve ser feita somente via aplicativo e telefone.

Segundo Waller, haverá atendimento presencial “em breve” nas agências, mas esta nova etapa ainda será anunciada pelo INSS.

“Não há atendimento presencial. Para evitar fraude, fila e desconforto, inicialmente a forma de atendimento é pelo aplicativo Meu INSS ou ligação no 135, não há atendimento presencial. […] Quem não conseguir acessar, faremos o atendimento presencial em breve”, indicou.

Mutirão de atendimento 

Nessa semana, foram identificadas mais de 9 milhões de pessoas afetadas, e o INSS trabalha em regime de “mutirão” no número 135 para atender os aposentados e pensionistas. “Não vamos deixar ninguém para trás”, afirmou Gilberto Waller.

Não há número dos afetados no Ceará ou na região Nordeste, até o momento, mas o presidente afirmou que o instituto segue atento aos afetados.

Waller ressaltou que os segurados afetados já receberão restituição dos valores indevidos na folha de pagamento de maio, que cai em junho, “sem a necessidade que ele faça qualquer movimento ou qualquer coisa”, disse.

 

Veja também

 

Como será o ressarcimento? 

Ao informar que não autorizou o desconto, o segurado aciona automaticamente uma cobrança à associação responsável, por meio do novo Portal de Desconto de Mensalidades Associativas (PDMA). A associação será notificada e terá 15 dias úteis para:

  • Comprovar o vínculo com o beneficiário;
  • Comprovar a restituição direta do valor ao segurado;
  • Informar se o desconto está vinculado à ação judicial.

Caso a entidade não comprove o vínculo, será obrigada a devolver os valores ao segurado. A restituição será feita por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU), enviada pelo sistema. Após o pagamento, o INSS repassará o valor corrigido ao segurado na conta cadastrada para recebimento do benefício.

A devolução está prevista para ocorrer entre os dias 26 de maio e 6 de junho.

Como acessar o Meu INSS

Pelo celular:

  1. Acesse a loja de aplicativos do seu dispositivo (iOS ou Android);
  2. No campo de busca, digite Meu INSS;
  3. Clique em Instalar e aceite os termos de uso;
  4. O acesso é feito com a conta gov.br;
  5. Autorize o aplicativo a acessar seus dados.

Pelo computador:

Acesse o site meu.inss.gov.br e entre com sua conta gov.br.

Como identificar descontos indevidos

No Meu INSS, acesse a opção “Histórico de créditos dos beneficiários”. Ali, é possível visualizar os contracheques e identificar cobranças suspeitas, que geralmente aparecem com os seguintes nomes:

  • “Contrib.”;
  • •AASAP”;
  • “Mensalidade”;
  • “Débito”;
  • “Desconto”, seguidos de números ou códigos.

O valor médio dos descontos é de R$ 40,70, podendo chegar a 1% do teto do Regime Geral da Previdência Social, o que corresponde a R$ 81,57 por mês em 2025.

Como cancelar e solicitar devolução

Para cancelar futuros descontos:

O segurado pode excluir a mensalidade diretamente pelo aplicativo ou site.

Para solicitar a devolução dos valores já descontados:

  • Entre em contato com a associação responsável por meio do telefone 0800 (se disponível);
  • Envie um e-mail para: acordo.mensalidade@inss.gov.br.

Avatar

Carlos Alberto

Oi, eu sou o Carlos Alberto, radialista de Campos Sales-CE e apaixonado por futebol. Tenho qualidades, tenho defeitos (como todo mundo), mas no fim das contas, só quero viver, trabalhar, amar e o resto a gente inventa!

Adcionar comentário

Clique aqui para postar um comentário