Haverá atendimento presencial ’em breve’ aos que não conseguirem acesso por aplicativo ou telefone, conforme Gilberto Waller

Em meio ao escândalo da fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), milhões de aposentados e pensionistas foram lesados e o momento é de alerta para o ressarcimento. Em entrevista à Verdinha FM 92.5 nesta sexta-feira (16), o presidente do INSS, Gilberto Waller, frisou que não há atendimento presencial neste momento para os lesados. A procura por informações do órgão deve ser feita somente via aplicativo e telefone.
Segundo Waller, haverá atendimento presencial “em breve” nas agências, mas esta nova etapa ainda será anunciada pelo INSS.
“Não há atendimento presencial. Para evitar fraude, fila e desconforto, inicialmente a forma de atendimento é pelo aplicativo Meu INSS ou ligação no 135, não há atendimento presencial. […] Quem não conseguir acessar, faremos o atendimento presencial em breve”, indicou.
Mutirão de atendimento
Nessa semana, foram identificadas mais de 9 milhões de pessoas afetadas, e o INSS trabalha em regime de “mutirão” no número 135 para atender os aposentados e pensionistas. “Não vamos deixar ninguém para trás”, afirmou Gilberto Waller.
Não há número dos afetados no Ceará ou na região Nordeste, até o momento, mas o presidente afirmou que o instituto segue atento aos afetados.
Waller ressaltou que os segurados afetados já receberão restituição dos valores indevidos na folha de pagamento de maio, que cai em junho, “sem a necessidade que ele faça qualquer movimento ou qualquer coisa”, disse.
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Como será o ressarcimento?
Ao informar que não autorizou o desconto, o segurado aciona automaticamente uma cobrança à associação responsável, por meio do novo Portal de Desconto de Mensalidades Associativas (PDMA). A associação será notificada e terá 15 dias úteis para:
- Comprovar o vínculo com o beneficiário;
- Comprovar a restituição direta do valor ao segurado;
- Informar se o desconto está vinculado à ação judicial.
Caso a entidade não comprove o vínculo, será obrigada a devolver os valores ao segurado. A restituição será feita por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU), enviada pelo sistema. Após o pagamento, o INSS repassará o valor corrigido ao segurado na conta cadastrada para recebimento do benefício.
A devolução está prevista para ocorrer entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
Como acessar o Meu INSS
Pelo celular:
- Acesse a loja de aplicativos do seu dispositivo (iOS ou Android);
- No campo de busca, digite Meu INSS;
- Clique em Instalar e aceite os termos de uso;
- O acesso é feito com a conta gov.br;
- Autorize o aplicativo a acessar seus dados.
Pelo computador:
Acesse o site meu.inss.gov.br e entre com sua conta gov.br.
Como identificar descontos indevidos
No Meu INSS, acesse a opção “Histórico de créditos dos beneficiários”. Ali, é possível visualizar os contracheques e identificar cobranças suspeitas, que geralmente aparecem com os seguintes nomes:
- “Contrib.”;
- •AASAP”;
- “Mensalidade”;
- “Débito”;
- “Desconto”, seguidos de números ou códigos.
O valor médio dos descontos é de R$ 40,70, podendo chegar a 1% do teto do Regime Geral da Previdência Social, o que corresponde a R$ 81,57 por mês em 2025.
Como cancelar e solicitar devolução
Para cancelar futuros descontos:
O segurado pode excluir a mensalidade diretamente pelo aplicativo ou site.
Para solicitar a devolução dos valores já descontados:
- Entre em contato com a associação responsável por meio do telefone 0800 (se disponível);
- Envie um e-mail para: acordo.mensalidade@inss.gov.br.
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