Notícias

Ministério confirma 1º caso de gripe aviária em granja comercial no Brasil

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, na quinta-feira (15), um foco de gripe aviária em uma granja comercial no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Governo alerta que doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos e que população pode se manter tranquila.

Ministério confirma 1º caso de gripe aviária em granja comercial no Brasil | Arquivo/Agência BrasilMinistério confirma 1º caso de gripe aviária em granja comercial no Brasil | Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, na quinta-feira (15), um foco de gripe aviária em uma granja comercial no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

O caso, anunciado nesta sexta (16), é o primeiro registro de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) na avicultura comercial do Brasil — até então, os casos estavam restritos a aves silvestres. O vírus circula desde 2006, principalmente na Ásia, África e norte da Europa.

A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul informou que o caso foi atendido na segunda-feira (12) em uma granja de reprodução. Amostras foram coletadas e enviadas a um laboratório em Campinas (SP), que confirmou a presença do vírus.

Após a confirmação, a área afetada em Montenegro foi isolada e as aves remanescentes foram sacrificadas. A Secretaria também informou que uma investigação complementar será realizada em um raio inicial de 10 km ao redor do foco.

 

Sem transmissão pelo consumo de carne e ovos

Mapa reforça que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves ou ovos, e que os produtos inspecionados seguem seguros para consumo. O risco de infecção em humanos é baixo e geralmente restrito a quem tem contato direto com aves doentes.

Medidas do plano nacional de contingência já foram iniciadas para conter o surto, garantir a segurança alimentar e evitar impactos na produção. O governo também notificou os órgãos internacionais e parceiros comerciais.

 

Nota da Secretaria de Agricultura do RS

 

 

O Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), atendeu a suspeita de síndrome respiratória e nervosa de aves, no dia 12 de maio, em estabelecimento avícola de reprodução, em Montenegro. As amostras foram coletadas e encaminhadas ao Laboratório Federal de Diagnóstico Agropecuário, em Campinas (SP), que confirmou o diagnóstico de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) nesta sexta-feira (16/5).

 

 

Com a confirmação do foco, o Serviço Veterinário Oficial do RS (SVO-RS) desencadeou as ações previstas no Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária, com isolamento da área em Montenegro e eliminação das aves restantes, para que seja iniciado o protocolo de saneamento da granja. Será conduzida investigação complementar em raio inicial de 10 km da área de ocorrência do foco, e de possíveis vínculos com outras propriedades. A mortalidade de aves no Zoológico de Sapucaia do Sul, que está fechado para visitação, também foi atendida e a Seapi aguarda o resultado do sequenciamento.

 

 

O SVO-RS reforça que o consumo de carne de aves e ovos armazenados em casa ou em pontos de venda é seguro, já que a doença não é transmitida por meio do consumo. A população pode se manter segura, não havendo qualquer restrição ao seu consumo.

Avatar

Carlos Alberto

Oi, eu sou o Carlos Alberto, radialista de Campos Sales-CE e apaixonado por futebol. Tenho qualidades, tenho defeitos (como todo mundo), mas no fim das contas, só quero viver, trabalhar, amar e o resto a gente inventa!

Adcionar comentário

Clique aqui para postar um comentário