Pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade de Bolonha, na Itália, e feita com cerca de 800 adultos que estavam namorando ou em um relacionamento
— São Paulo
16/05/2025 04h30 Atualizado agora
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2024/5/C/0lJe4OROqs9VxDATmIwg/elevated-view-man-looking-her-wife-sleeping-bed.jpg)
Pesquisadores da Universidade de Bolonha, na Itália, descobriram que ter um certo tipo de traço de personalidade pode fazer com que você tenha mais probabilidade de se divertir na cama. Segundo eles, são aquelas pessoas que têm mais inteligência emocional.
Isso porque essas pessoas tendem a se sentir mais confortáveis com a intimidade e se aproximarem de alguém. A equipe coletou dados de 864 adultos que estavam em um relacionamento ou namoro na época do estudo. Os participantes foram solicitados a completar uma série de avaliações psicológicas, incluindo aquelas que mediam inteligência emocional, ansiedade, evitação de apego e conforto com toque interpessoal.
A análise revelou que níveis mais altos de inteligência emocional estavam associados a maior satisfação sexual. Os pesquisadores também relataram que essas pessoas tinham maior tolerância à intimidade emocional e física, tinham menos ansiedade, maior apreciação corporal e menos comportamentos sexuais problemáticos.
Essa característica também tem sido associada à autoconsciência emocional, à empatia, à capacidade de regular emoções e às habilidades sociais. Mas calma, para aqueles que possuem certa dificuldade na área, há medidas que podem ser tomadas para melhorar a inteligência emocional.
“É importante que você aprenda a controlar o estresse primeiro, para que se sinta mais confortável em se reconectar a emoções fortes ou desagradáveis e mudar a maneira como você vivencia e responde aos seus sentimentos”, disseram os pesquisadores.
Para desenvolver inteligência emocional — e se tornar emocionalmente saudável — você precisa se reconectar com suas emoções mais profundas, aceitá-las e se sentir confortável com elas. Você pode conseguir isso por meio da prática da atenção plena.
Eles também recomendaram usar o humor e a brincadeira para aliviar o estresse e aprender a ver o conflito como uma oportunidade de se aproximar dos outros.
“As descobertas destacam a importância da inteligência emocional característica na mitigação de emoções negativas ligadas a apegos inseguros, reduzindo o risco de comportamentos sexuais problemáticos e melhorando a satisfação sexual geral”, concluíram.
Adcionar comentário