Brasil registrou o primeiro caso em granja comercial e anúncio deve impactar exportações
16/05/2025 15h30 Atualizado agora
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/7/w/t1C0O1Qq6rFbUHrpNODQ/95507573-ri-rio-de-janeiro-rj-29-09-2021-producao-recorde-de-ovos.-local-granja-madalena-em-itaborai.jpg)
Com o anúncio do primeiro caso de gripe aviária em granja de galinhas no Brasil, feito na manhã desta sexta (16) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), muitas pessoas se questionaram o quanto a doença pode ser nociva para o ser humano. Desde 2006, o vírus circula principalmente na Ásia, África e no norte da Europa. No entanto, o risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas), já que a contaminação se dá através das secreções das aves.
O Mapa ressaltou ainda que o consumo de carnes ou ovos não transmite a doença.
“O Mapa alerta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo”, diz a nota do ministério.
No entanto, nos raros casos em que a gripe aviária atinge humanos, ela costuma ser grave, segundo publicação da Rede D’Or de hospitais. Portanto, caso o paciente tenha tido contato com aves, é importante procurar um médico nos primeiros sintomas, que são parecidos com o de uma gripe comum. O tratamento é feito uso de analgésicos, antitérmicos e remédios para náuseas, assim como antivirais, em alguns casos.
Não há registros de casos de transmissão da gripe aviária entre humanos.
Riscos para a economia
Com o anúncio do primeiro caso da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em granjas nacionais, a China e a União Europeia suspenderam a compras de carnes de frango do Brasil por 60 dias. Os casos podem impactar as vendas locais. Se a gripe se alastrar, é possível que as granjas percam muitos animais, fazendo com que a oferta de carnes de frango no mercado diminua, e o seu preço aumente, consequentemente.
Nos Estados Unidos, a gripe aviária fez com que o preço do ovo subisse nos mercados, já que a produção havia diminuído nas granjas locais. O caso afetou também o Brasil, que acabou exportando mais para o país. Com isso, houve uma menor oferta de ovos no mercado doméstico, o que fez com que o preço do alimento também aumentasse no Brasil.
Adcionar comentário