Os cientistas analisaram 11 fatores alimentares e identificaram três com maior impacto no aumento dos casos da doença

Uma pesquisa norte-americana divulgada na revista Nature aponta que cerca de 70% dos casos de diabetes tipo 2 estão associados a uma alimentação inadequada — um número bem mais alto do que estimativas anteriores, que apontavam uma influência de cerca de 40%.
O estudo
Os cientistas analisaram 11 fatores alimentares e identificaram três com maior impacto no aumento dos casos da doença: baixo consumo de grãos integrais, consumo elevado de arroz e trigo refinados e ingestão excessiva de carnes processadas. Outros hábitos, como o consumo frequente de suco de frutas e a baixa ingestão de vegetais, oleaginosas ou sementes sem amido, mostraram influência menor sobre o desenvolvimento da condição.
O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo passa a não utilizar a insulina de maneira eficiente, levando ao acúmulo de açúcar no sangue (hiperglicemia). Essa resistência à insulina se instala de forma progressiva e, se não for tratada, pode gerar complicações sérias, como doenças cardíacas, lesões nos nervos e falência renal.
Quais outros fatores que podem levar ao diabetes tipo 2?
- Sedentarismo
- Obesidade e excesso de peso
- Genética e histórico familiar
- Envelhecimento
- Distúrbios do sono, como apneia do sono e sono insuficiente
- Condições de saúde pré-existentes, como hipertensão, colesterol alto ou síndrome metabólica
Adcionar comentário