A criação da Série E do Campeonato Brasileiro é uma pauta antiga de alguns clubes e pode ganhar força com o novo presidente da CBF, Samir Xaud.
Presidente do ASA diz que conversas podem avançar com a nova gestão da CBF
Escrito por
Vladimir Marquesvladimir.marques@svm.com.br
27 de Maio de 2025 – 17:26
(Atualizado às 17:48)

Legenda: Samir Xaud mostrou-se receptivo com a criação da Série D do Campeonato Brasileiro
Foto: @rafaelribeirorio l CBF
A criação da Série E do Campeonato Brasileiro é uma pauta antiga de alguns clubes e pode ganhar força com o novo presidente da CBF, Samir Xaud.
Liderado pelo presidente do ASA, Rogério Siqueira, o movimento ganha forças nos bastidores do futebol brasileiro para reestruturar a Série D e a criação da nova divisão.
Siqueira, levou a possibilidade da criação da Série E para o presidente anterior da CBF, Ednaldo Rodrigues, mas a idéia foi barrada por ele, por questões financeiras.
A proposta seria a Série D ter redução drástica de 64 para 20 clubes, como é a atual Série C. E a Série D, por sua vez, teria o mesmo número de clubes da atual Série D: 64. Assim, seriam 20 vagas a mais em divisões nacionais no futebol brasileiro.
“Temas relevantes como a possível criação da Série E do Campeonato Brasileiro, que já vêm sendo debatida desde o ano passado com a equipe de competições da CBF, encontram agora um ambiente institucional mais favorável para evoluir. Uma gestão que reconhece a importância da base e das divisões de acesso pode ser decisiva para fortalecer de forma definitiva o alicerce do futebol nacional”.
Adcionar comentário