A criança surpreende ao apresentar um Quociente de Inteligência (QI) de 132 pontos

Piauiense radicado no Ceará, Paulo Alex Morais, de 2 anos e 10 meses, se tornou a pessoa mais jovem a entrar na Mensa, uma das mais antigas e famosa sociedade de alto QI do mundo. O menino surpreende ao apresentar um Quociente de Inteligência (QI) de 132 pontos.
Em entrevista ao Diário do Nordeste, a mãe Jordana Morais conta que Paulo é o único membro da família com as altas habilidades confirmadas. Aos 4 meses, Paulo começou a pronunciar as primeiras palavras.
Com 1 ano e 5 meses, ele já sabia todo o alfabeto. Mas a surpresa dos pais foi quando o menino, morador de Sobral, na região Norte do Ceará, aprendeu sozinho algumas palavras da língua russa.
“Ele é tão esperto que, quando a gente colocava algum programa na televisão em português, ia lá e mudava para o russo. Hoje, o Paulo sabe o alfabeto russo, as cores e os números também”, explica.
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Com 2 anos e 6 meses, os pais de Paulo, Jordana e Jamaro Melo, procuraram a orientação de profissionais para realizar o teste de inteligência. A neuropsicóloga Gizélia Fernandes explica que a metodologia aplicada utilizava um teste voltado para a faixa etária da criança, denominado “SON-R 2½-7”.
Foram cerca de oito a dez sessões, com avaliações de habilidades e percepções clínicas, para chegar ao resultado. “O teste não vai dizer tudo sobre a pessoa. Ele traça um perfil e, a partir dele, é preciso investigar e acompanhar para ver se realmente a criança condiz com o que foi pontuado no teste”, afirma a psicóloga.
SOCIEDADE DE ALTO QI
Após comprovar as altas habilidades, Jordana e Jamaro procuraram a Mensa. Com sede no Brasil há 20 anos, essa é uma organização sem fins lucrativos que reúne indivíduos com habilidades cognitivas excepcionais.
Os pais submeteram a inscrição de Paulo e, após alguns meses, ele foi aprovado como um dos membros da Mensa Brasil e Internacional. O objetivo da instituição é incentivar a inteligência humana para benefício da sociedade, pesquisas, grupos de debates, competições com premiações e fornecer um ambiente intelectual e socialmente estimulante para seus membros.
O ingresso na Mensa é uma conquista celebrada pelos pais, principalmente pela história de vida do pequeno. Na 35ª semanas de gravidez, Jordana testou positivo para Covid-19 e, no mesmo período, o bebê encaixou. Ou seja, já estava preparado para nascer.
Paulo veio ao mundo após 39 semanas e 2 dias de gestação. Por conta da Covid, o bebê não ganhou peso na barriga e apresentou um quadro de desnutrição quando recém-nascido.
“Foi uma grande aflição para a gente na época. Ver a situação que ele está hoje, como o brasileiro mais jovem a entrar na Mensa, para nós é uma felicidade muito grande”, afirma.
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Além de ser um espaço para estimular o desenvolvimento de Paulo, a Mensa ajuda a conectar pais de crianças excepcionais. Jordana explica que as altas habilidades do filho requer mais atenção e, por isso, a criação exige ainda mais dos pais.
“A criança superdotada desperta curiosidade por temas diferentes até do que a gente desconhece, como o russo. A gente tem que estar sempre atento para buscar e introduzir algumas coisas que despertam interesse deles”, diz.
Jordana deseja que, mais adiante, o filho seja uma referência para outras crianças. “O que a gente mais quer é que ele vira um homem digno e esteja sempre nos caminhos corretos. A gente busca mostrar isso para que ele ajude a sociedade no futuro”, conclui.
PREMIAÇÃO GLOBAL
A mais nova conquista de Paulo Alex foi o reconhecimento mundial do prêmio International Star Kids Awards (ISKAwards), na categoria Memória e QI. Criado pela organização WonderWorks, a premiação global homenageia os “talentos excepcionais” de crianças pelo mundo.
Diferente de uma competição tradicional, o ISKAwards reconhece os jovens com habilidades notáveis em áreas como Inovação e Tecnologia, Música e Instrumentos, Esportes e Fitness, Dança e outras 20 categorias.
O processo de inscrição segue três etapas:
- envio do formulário, sem custos;
- avaliação dos candidatos pelos membros do júri;
- resultados enviados por email, em até 2 semanas.
O QUE É A SUPERDOTAÇÃO?
A superdotação é caracterizada pelo desenvolvimento de habilidades significativamente superior à da média da população em alguma das áreas do conhecimento. Comumente identificada na infância, ela pode ser detectada em qualquer etapa da vida.
Uma série de características pode ser consideradas para o diagnóstico. São elas:
- capacidade de aprender acima da média para a idade;
- desenvoltura elevada em áreas do conhecimento humano;
- habilidade desenvolvida de análise e julgamento;
- demonstrações de precocidade;
- pensamento de modo autônomo.
Atualmente, essa identificação considera as múltiplas inteligências, e diferentemente do passado não se limita mais apenas à realização e aos resultados dos testes de inteligência, chamados de Quociente de Inteligência (QI).
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, do Governo Federal, de 2008, define pessoas com altas habilidade e superdotação aquelas têm potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas:
- Intelectual;
- Acadêmica;
- Liderança;
- Psicomotricidade e;
- Artes.
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