Notícias

Suspensão de exportações aos EUA pode derrubar preço da carne bovina no Brasil

A decisão do governo norte-americano de impor tarifas extras de 50% sobre a carne bovina brasileira começa a mostrar seus primeiros efeitos no mercado interno. Com frigoríficos de Mato Grosso do Sul já paralisando a produção destinada aos EUA, especialistas projetam uma queda nos preços para o consumidor brasileiro nas próximas semanas.

Com tarifas americanas, parte da produção destinada ao mercado externo deve ficar no país, pressionando preços internos

Açougue com vendas de carnes. | Marcos Santos/ Secom
Açougue com vendas de carnes. | Foto: Marcos Santos/ Secom
Siga-nos noSeguir MeioNews no Google News

A decisão do governo norte-americano de impor tarifas extras de 50% sobre a carne bovina brasileira começa a mostrar seus primeiros efeitos no mercado interno. Com frigoríficos de Mato Grosso do Sul já paralisando a produção destinada aos EUA, especialistas projetam uma queda nos preços para o consumidor brasileiro nas próximas semanas.

 

O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul (Sincadems), Alberto Sérgio Capucci, explica que a produção que seria enviada aos Estados Unidos está sendo rapidamente redirecionada. “Aquela carne específica para o mercado americano agora está sendo direcionada para outros países e também para o mercado interno”, afirmou.

Mercado em transformação

Segundo Aldo Barrigosse, especialista em comércio exterior, o aumento da oferta no mercado doméstico deve beneficiar momentaneamente os consumidores. “Vamos ter mais carne bovina disponível aqui, o que deve baratear tanto os cortes para churrasco quanto para panela”, avalia. No entanto, ele ressalva que esse cenário favorável pode ser passageiro, já que a tendência é que os produtores busquem rapidamente novos mercados internacionais.

Fernando Henrique Iglesias, analista do Safras & Mercados, aponta que a indústria brasileira já está se movimentando para realocar os produtos. “Os frigoríficos vão tentar redirecionar essa produção para outros mercados internacionais para minimizar os impactos”, explica. O Brasil conta com uma vantagem significativa: mais de 100 países importam carne bovina brasileira, com a China respondendo por cerca de 48% do total exportado.

Busca por novos mercados

O governo brasileiro já está trabalhando para abrir novas frentes de exportação. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou recentemente a importância de fortalecer as relações com mercados do Oriente Médio, Sul Asiático e Sul Global. Neste mês, o Vietnã retomou as compras de carne brasileira, e negociações com Japão e Coreia do Sul estão sendo intensificadas.

Enquanto isso, cerca de 30 mil toneladas de carne bovina – no valor aproximado de US$ 160 milhões – já estão a caminho ou nos portos dos Estados Unidos, conforme revelou Roberto Perosa, presidente da Associação Brasileira de Carne Bovina (Abiec). “Com essa taxação, a exportação para os EUA se torna inviável”, lamentou Perosa após reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Efeito passageiro

Apesar da expectativa de queda nos preços internos, especialistas alertam que o alívio para os consumidores pode ser temporário. A capacidade do setor em encontrar rapidamente novos compradores internacionais e a possibilidade de negociações diplomáticas que revertam a medida americana são fatores que podem encurtar o período de preços mais baixos nos açougues brasileiros.

Enquanto aguardam a definição sobre as tarifas que devem entrar em vigor em agosto, produtores e governo trabalham em duas frentes: garantir novos mercados para a carne brasileira no exterior e monitorar os efeitos dessa mudança no abastecimento e nos preços do mercado interno. O desafio é equilibrar as necessidades da indústria exportadora com os interesses dos consumidores domésticos.

Avatar

Carlos Alberto

Oi, eu sou o Carlos Alberto, radialista de Campos Sales-CE e apaixonado por futebol. Tenho qualidades, tenho defeitos (como todo mundo), mas no fim das contas, só quero viver, trabalhar, amar e o resto a gente inventa!

Adcionar comentário

Clique aqui para postar um comentário