Notícias

Médicos seguem cirurgia e seguram paciente durante terremoto na Rússia

Médicos da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, no extremo leste da Rússia, realizavam uma cirurgia quando um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a região na manhã desta quarta-feira (30), no horário local — ainda noite de terça-feira (29) no Brasil.

Imagens registradas no centro cirúrgico mostram o momento em que os profissionais seguram o paciente enquanto o chão treme com força.

Terremoto na Rússia: médicos operam durante tremor | Reprodução
Terremoto na Rússia: médicos operam durante tremor | Foto: Reprodução

Médicos da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, no extremo leste da Rússia, realizavam uma cirurgia quando um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a região na manhã desta quarta-feira (30), no horário local — ainda noite de terça-feira (29) no Brasil.

 

Imagens registradas no centro cirúrgico mostram o momento em que os profissionais seguram o paciente enquanto o chão treme com força. Apesar da intensidade do abalo, a equipe médica permaneceu calma e deu continuidade ao procedimento.

De acordo com o ministro da Saúde da região de Kamtchatka, Oleg Melnikov, o paciente está fora de perigo. “Apesar do risco, os médicos mantiveram a calma e ficaram ao lado do paciente até o fim”, afirmou o ministro em comunicado.

Tsunami atinge Kamtchatka, Japão e Havaí

O forte terremoto teve epicentro a 125 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, cidade com cerca de 165 mil habitantes na Península de Kamtchatka, e profundidade de 19,3 km — condição que favorece a formação de tsunamis, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O governo russo informou que um tsunami “perigoso e poderoso” foi registrado na costa, com ondas chegando a 4 metros de altura. Parte da população foi retirada de casa em áreas de risco.

A agência estatal Tass relatou ferimentos leves em algumas pessoas, incluindo casos no aeroporto local. Já o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (PTWC) confirmou a ocorrência de ondas no Havaí durante a madrugada. Em resposta, o estado suspendeu voos em Maui e determinou a paralisação do comércio em áreas costeiras.

No Japão, o fenômeno também foi registrado no norte do país, com ondas inferiores a 1 metro. Mesmo assim, o governo japonês emitiu alertas de emergência e alertou para a possibilidade de novas ondas de até 3 metros.

Risco se estende pelo Pacífico

Os Estados Unidos emitiram alertas de risco para ondas perigosas em diversos pontos do Pacífico, incluindo Rússia, Japão e Havaí. Avisos de atenção também foram enviados para países da costa pacífica das Américas, como México, Chile, Equador e os próprios EUA, embora o risco nessas áreas tenha sido considerado menor.

Avatar

Carlos Alberto

Oi, eu sou o Carlos Alberto, radialista de Campos Sales-CE e apaixonado por futebol. Tenho qualidades, tenho defeitos (como todo mundo), mas no fim das contas, só quero viver, trabalhar, amar e o resto a gente inventa!

Adcionar comentário

Clique aqui para postar um comentário