
O Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Cariri – COMARES Cariri se consolida como referência regional na busca por soluções sustentáveis para o encerramento dos lixões a céu aberto.
Sob a presidência do prefeito de Santana do Cariri, Dr. Samuel Cidade Werton, o consórcio tem se destacado por uma atuação técnica, articulada e comprometida. Ao seu lado, o secretário executivo Brito Júnior e sua equipe conduzem, com eficiência, a elaboração de projetos, articulações institucionais e apoio aos municípios consorciados.
Graças a esse trabalho coletivo, o COMARES Cariri tem acelerado o fechamento dos lixões, fortalecido a coleta seletiva e promovido a educação ambiental.
Três lixões já encerrados.
Até 2024, foram oficialmente desativados os lixões de Crato, Caririaçu e Barbalha. A meta, até o final de 2025, é encerrar mais cinco: Altaneira, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri — em conformidade com o Novo Marco do Saneamento e a Política Nacional de Resíduos Sólidos — e, posteriormente, os demais.
Infraestrutura moderna.
Por meio da concessão com a Regenera Cariri SPE, serão investidos mais de R$ 110 milhões em 30 anos. A empresa é responsável pela criação de um aterro sanitário regional e pelas Centrais Municipais de Resíduos (CMRs).
Além disso, o consórcio integra um projeto piloto na região, em parceria com a AMBIPAR Environment Viraser e sua rede de apoio, que irá auxiliar a rede de catadores, promovendo inclusão e fortalecimento das cooperativas. A ARCE regula o processo, assegurando qualidade e transparência.
Coleta Premiada: educação que gera renda.
Implantado como projeto piloto em Santana do Cariri, o Coleta Premiada mobilizou duas escolas da rede pública na separação e destinação correta dos recicláveis. Em apenas dois meses, foram recolhidas mais de 20 toneladas de materiais, todos destinados diretamente aos catadores — gerando renda imediata, inclusão social e valorização profissional.
Apoio técnico aos municípios e fortalecimento do IQM.
Além da gestão operacional, o COMARES Cariri oferece assessoria técnica aos municípios consorciados, auxiliando na elaboração de projetos, captação de recursos e cumprimento de metas ambientais.
Esse suporte tem sido essencial para garantir melhores indicadores no IQM – Índice de Qualidade do Meio Ambiente, critério utilizado pelo Estado para o repasse do ICMS Ecológico, estimulando uma gestão ambiental mais eficiente e sustentável.
Um novo modelo de gestão pública.
A experiência do COMARES Cariri demonstra que, com planejamento, união regional e compromisso político, é possível:
• Eliminar lixões
• Valorizar trabalhadores
• Educar para a sustentabilidade
• Modernizar a gestão de resíduos sólidos
Com responsabilidade, técnica e sensibilidade social, o consórcio COMARES Cariri está escrevendo uma nova página na história da gestão de resíduos do Ceará — inspirando o Estado e o país.
Adcionar comentário