O dia dos pais é uma data simbólica para celebrar a importância da figura paterna. Assim como existe o Dia das Mães para homenagens e presentes especiais

Segundo a psicologia, a presença de um pai que cuida e protege, mas também brinca, conversa e demonstra afeto aos filhos fortalece os laços familiares e contribui positivamente para o desenvolvimento emocional e cognitivo na infância. É uma relação que reforça um senso de responsabilidade, respeito e contribui na construção de identidade individual. Você vai conhecer mais sobre a história das festas de dia dos pais como conhecemos, quando começamos a celebrar a data no Brasil e algumas curiosidades sobre as tradições de outras culturas.

As primeiras homenagens aos pais
Um dos registros de homenagens mais antigas ao pai aconteceu há quase 4 mil anos! É uma tabuleta de argila da Babilônia feita por Elmesu ao seu pai, o rei Nabucodonosor, com votos de “sorte, saúde e vida longa”. Esse foi o primeiro “cartão de Dia dos Pais” da história! As tradições religiosas moldaram a forma como celebramos a vida e os laços paternais pelo mundo. Seja qual for a crença, ou mesmo que não sejam fiéis devotos, festejar a família tornou-se uma tradição importante para muitas comunidades.

A história do Dia dos Pais como conhecemos hoje
Foi no início do século XX, nos Estados Unidos, que Sonora Louise Smart Dogg buscou apoio de entidades cristãs para fixar uma data em homenagem ao seu pai, William Jackson Smart, ex-veterano da Guerra Civil Americana, que criou sozinho os 6 filhos após a morte da esposa durante o parto do último filho. A data escolhida para o primeiro evento foi 19 de junho de 1910, aniversário de William. As comemorações se espalharam por várias cidades, até que, em 1966, o ex-presidente Lyndon B. Johnson oficializou o dia como feriado nacional nos EUA.
Embora a oficialização da data seja um evento relativamente novo em nossa história, compartilhar presentes é um gesto de afeto milenar. Uma carta, perfume, retrato ou até uma camiseta entregue com carinho ganham significados valiosos, transformando lembranças afetivas em verdadeiras relíquias de família.

A história do Dia dos Pais no Brasil
No Brasil, a celebração aos pais começou em 1953, idealizada por Sylvio Bhering, publicitário e diretor do jornal O Globo. Por aqui, a essência da estratégia foi comercial. O objetivo era estimular o comércio no segundo semestre, já que o Dia das Mães movimentava o primeiro semestre e o Natal garantia as vendas de fim do ano. A proposta foi bem recepcionada, e hoje o dia dos pais é comemorado com muito carinho pelos brasileiros. Inicialmente, as festas aconteciam em 16 de agosto, dia de São Joaquim (pai de Maria e avô de Jesus). No entanto, a data foi alterada para o segundo domingo de agosto.
Adcionar comentário