Uma das medidas é a aquisição por parte do Estado de sementes de algodão para distribuição aos produtores rurais

O Governo do Ceará vai instituir um programa para o fortalecimento e a revitalização da cotonicultura, a cultura do algodão. Os detalhes da iniciativa foram aprovados nessa terça-feira (26) pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), em regime de urgência, conforme projeto de lei enviado pelo governo.
A principal medida é a aquisição pelo Estado de sementes de algodão para distribuir aos produtores rurais do Ceará. Na mensagem enviada à Alece, o governador Elmano de Freitas (PT) afirma que o programa inclui ações planejadas e coordenadas pelo Poder Público para estimular, “apoiar e fortalecer a produção algodoeira no Ceará, promovendo desenvolvimento econômico sustentável da agricultura cearense”.
Também são previstas parcerias, convênios, acordos de cooperação ou outros atos similares envolvendo órgãos e entidades da administração pública estadual, direta ou indireta, bem como com organizações da sociedade civil e instituições privadas. O novo programa será executado e coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce).
A mensagem do governo aponta a cotonicultura como “historicamente relevante” para o desenvolvimento econômico e social do Ceará, propondo que o estado tem potencial para retomar seu protagonismo na produção nacional de algodão. Texto defende ainda essa cultura como vetor de geração de emprego, renda e fortalecimento da agricultura no Ceará.
Adcionar comentário