Torneio começa neste domingo no Egito e terá decisão marcada para 17 de dezembro, uma semana antes do Natal

A Fifa oficializou nesta quarta-feira as datas da Copa Intercontinental de 2025, competição que substitui o antigo formato anual do Mundial de Clubes. O torneio começa já neste domingo (14), às 15h (horário de Brasília), com o duelo entre Pyramids, do Egito, e Auckland City, da Nova Zelândia, no Estádio 30 de Junho, no Cairo.
O vencedor dessa partida encara o Al-Ahli, da Arábia Saudita, no dia 23 de setembro, em Jidá. Esse confronto, chamado de Copa África-Ásia-Pacífico, foi definido por rodízio entre as confederações asiática e africana e terá o campeão asiático como mandante.
Entrada do campeão da Libertadores
O campeão da Copa Libertadores estreia no torneio em 10 de dezembro, no chamado Dérbi das Américas, contra o Cruz Azul, do México. Caso avance, poderá disputar mais duas partidas: a Copa Challenger, em 13 de dezembro, e a grande final, no dia 17.
Os locais dessas três últimas partidas ainda não foram confirmados pela Fifa. Flamengo, Palmeiras e São Paulo seguem na disputa da Libertadores e podem ser os representantes brasileiros no torneio.
Decisão antes do Natal
A final da Copa Intercontinental está marcada para 17 de dezembro, com o Paris Saint-Germain já garantido, aguardando o adversário que virá da chave da Libertadores e do Cruz Azul.
Impacto no calendário brasileiro
A possibilidade de um clube nacional chegar à final levou a CBF a mexer no calendário de 2025. O Brasileirão, que terminaria em 21 de dezembro, foi antecipado para o dia 7. Já a Copa do Brasil foi esticada: as semifinais e a final acontecerão após o fim do Campeonato Brasileiro, com a decisão marcada para 21 de dezembro.
Com a alteração, a entidade busca viabilizar a participação de um eventual campeão da Libertadores brasileiro na Copa Intercontinental sem comprometer a reta final da temporada nacional.
Adcionar comentário