Notícias

Wagner e parlamentares criticam punição à policial que gravou vídeos sobre rotina na PMCE

Mayara Kelly Mota Gomes Silva tem mais de 44 mil seguidores no Instagram e foi punida com dois dias de “permanência disciplinar” por conta de dois vídeos em específico. No primeiro, ela aparece fazendo a lavagem da viatura da PMCE; no segundo, ensina a preparar um torniquete.

Soldada com mais de 44 mil seguidores no Instagram foi punida com dois dias de “permanência disciplinar” por conta de vídeos em que compartilha atividades da rotina na Corporação

O ex-deputado Capitão Wagner (União Brasil) e parlamentares próximos a ele, que fazem oposição ao governo estadual, estão criticando a punição a uma soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE) por ela ter divulgado vídeos em seu perfil nas redes sociais em que compartilha momentos da sua rotina como profissional da Corporação. A decisão foi publicada na última sexta-feira (4) e ainda pode receber recursos.

Mayara Kelly Mota Gomes Silva tem mais de 44 mil seguidores no Instagram e foi punida com dois dias de “permanência disciplinar” por conta de dois vídeos em específico. No primeiro, ela aparece fazendo a lavagem da viatura da PMCE; no segundo, ensina a preparar um torniquete.

O assunto foi levado à tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) pelo deputado estadual Sargento Reginauro (União Brasil), que disse que oficiou sobre o caso a Procuradoria Especial da Mulher e a Comissão de Direitos Humanos, ambas órgãos da Alece, além da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE).

“É absurdo se pensar qe nos dias de hoje um servidor público seja preso por uma sanção administrativa”, disse Reginauro, que questionou se outras categorias de funcionários públicos poderiam receber punição tão rígida.

Capitão Wagner e a deputada federal Dayany Bittencourt (União Brasil) fizeram vídeos sobre o caso e pediram a autoridades femininas do Ceará como as deputadas federais e estaduais e a vice-governadora Jade Romero (MDB) para que interveiam no caso. Wagner ainda apontou que um coronel da PMCE apareceu fardado em um vídeo fazendo propaganda para uma clínica de estética, mas não recebeu punição por isso. “Dois pesos e duas medidas”, disse.

Já Dayany anunciou que enviou ofício diretamente ao governador Elmano de Freitas (PT) solicitando a revisão da sanção disciplinar contra Mayara Kelly.

Resposta da Polícia Militar do Ceará

Em nota enviada ao O Estado, a PMCE critica como o caso foi divulgado por Capitão Wagner, sem citar seu nome. A Corporação também diz que a Sindicância envolvendo a policial em questão, que culminou em sanção disciplinar, contou com ampla defesa e contraditório, e ainda possui prazo para recurso correndo, conforme previsto no Código Disciplinar PM e BM.

Veja abaixo a nota na íntegra da PMCE sobre esse caso.

O Comando Geral da Polícia Militar esclarece, sobre um vídeo com informações
distorcidas, divulgado em redes sociais por um político cearense questionando ação do
Comando Geral da Corporação, inclusive citando indevidamente o governador do Estado,
chamando de abuso de autoridade uma sanção disciplinar aplicada a uma Policial Militar,
após apuração por outra Policial Militar, baseada no Código Disciplinar Militar PM e BM
No vídeo, o político expõe imagem de print do Boletim do Comando Geral, interno, que deve
ser acessado somente mediante senha individual tendo em vista a proteção, não só de
dados, mas também de pessoas, dos nossos policiais militares em especial, principalmente
quanto ao risco que correm com divulgações indevidas em redes sociais, o que não foi
observado pelo político em tela, de forma oportunista e inconsequente.

Ademais, o político usa termos como “crime” cometido pela Policial Militar e que está
sendo “presa”, expondo ainda mais a Policial Militar em tela.

A Sindicância a qual a citada PM, que aqui, por questão de proteção a ela, não será
citada, foi submetida e que culminou em sanção disciplinar, contou com ampla defesa e
contraditório, e ainda possui prazo para recurso correndo, tudo previsto no Código
Disciplinar PM e BM.

A PMCE reafirma seu compromisso com a disciplina, a hierarquia, pilares básicos dessa
corporação que completará 190 anos mês que vem, além do compromisso com a ética
profissional e o respeito às normas institucionais e militares, principalmente no que tange
aos dados de seus componentes, que trouxeram a corporação até a idade que tem.

Avatar

Carlos Alberto

Oi, eu sou o Carlos Alberto, radialista de Campos Sales-CE e apaixonado por futebol. Tenho qualidades, tenho defeitos (como todo mundo), mas no fim das contas, só quero viver, trabalhar, amar e o resto a gente inventa!

Adcionar comentário

Clique aqui para postar um comentário