Portugal informou que deve levar até duas semanas para se recuperar completamente a rede elétrica do país

O apagão que atingiu parte da Europa nesta segunda-feira (28) pode foi causado por um fenômeno atmosférico raro, segundo a Redes Energéticas Nacionais (REN), operadora de eletricidade de Portugal, um dos países afetados. A informação é da CNN.
Conhecida como “vibração atmosférica induzida”, o evento atingiu outros países como França, Itália e Espanha. Nesse, a capital, Madri, declarou emergência nível 2 após a queda de energia em hospitais e aeroportos.
Já Portugal informou que deve levar até duas semanas para se recuperar completamente a rede elétrica do País.
“Devido às variações extremas de temperatura no interior da Espanha, houve oscilações anômalas nas linhas de muito alta tensão (400 KV)”, informou a REN por meio de nota.
Veja também
O QUE É O FENÔMENO?
Segundo o MetSul Mereologia, a vibração atmosférica induzida surge quando fenômenos elétricos e condições naturais interagem.
Com isso, são gerados oscilações de baixa frequência que afetam componentes e condutores da rede elétrica
Por canta da alta umidade do ar ou irregularidades na superfície de cabos, há uma pequena descarga que ioniza o ar ao redor de linhas elétricas.
Há então uma interação entre o campo elétrico dos condutores e partículas carregadas, resultando em ondas de pressão que causam uma vibração dos cabos e outros componentes da rede.
ATAQUE CIBERNÉTICO
Antes da explicação cientifica, o ministro da Administração Interna de Portugal levantou a hipótese de que o apagão possa ter sido provocado por um ataque cibernético.
Adcionar comentário