Cardeais não chegaram a consenso; fumaça preta saiu da chaminé da Capela Sistina

Na manhã desta quinta-feira (8), a fumaça preta que saiu da chaminé da Capela Sistina indicou que os cardeais ainda não chegaram a um consenso sobre a escolha do novo papa. O sinal corresponde às duas votações realizadas pelos cardeais durante o período da manhã.
A eleição de um novo pontífice exige que um cardeal obtenha dois terços dos votos do conclave. Quando isso ocorrer, a chaminé emitirá fumaça branca, simbolizando que um novo papa foi escolhido.
Esta é a segunda vez que a fumaça preta aparece neste conclave, sinalizando que ainda não houve definição de um novo papa após as três primeiras votações dos cardeais.
A emissão de fumaça desta quinta-feira, que representa os votos realizados pela manhã, ocorreu dentro do horário previsto. Já a primeira, na quarta-feira, foi liberada com cerca de duas horas de atraso em relação ao cronograma informado pelo Vaticano.
Veja horários das próximas votações
Quinta, 8 de maio, segundo dia de conclave, terá mais uma fumaça
- Perto de 5h30 (horário de Brasília): primeira votação do segundo dia. Não houve definição de papa, então nada aconteceu;
- Perto de 7h: segunda rodada de votação do dia. Nova indefinição, fumaça preta;
- Perto de 12h30: terceira rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não for definido, nada acontecerá;
- Perto de 14h: quarta rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca da chaminé da Capela Sistina. Se não houver definição, sairá fumaça preta.
Adcionar comentário